Saúde coletiva na formação acadêmica: experiências vividas nos componentes curriculares do curso de odontologia da universidade estadual de feira de santana (2013-2018)
DOI:
https://doi.org/10.22481/rsc.v16i4.8048Palavras-chave:
Saúde Coletiva; Currículo; Odontologia.Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar a experiência dos estudantes que ingressaram no curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS no semestre letivo de 2013.2, nos componentes curriculares da Saúde Coletiva durante toda a graduação. A Saúde Coletiva está inserida nas atividades acadêmicas obrigatórias desde o início do curso. Em 2011 a matriz curricular passou por um processo de reformulação e a formação acadêmica vem sofrendo mudanças que enfatizam a necessidade dos conteúdos que permitam atuar nos serviços de saúde públicos. A vivência nas unidades de saúde da família, desde o segundo semestre, possibiliou aos estudantes compreender que o atendimento e planejamento de cada paciente não é apenas de caráter individual, refletido na sua queixa, na perspectiva diante de um resultado, mas que o contexto histórico social em que está envolvido diz muito sobre seu estado de saúde.
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