Vivência dos estudantes de odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana nos componetes curriculares da área de saúde coletiva (2013-2018)

Autores

  • Ana Áurea Alécio de Oliveira Rodrigues Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Daiane Monique Lira de França Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Daisy Silva de Melo Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Maria Janaína Ramos Almeida Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Letícia Santos Souza Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Lísia Daltro Borges Alves Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Mayumi Souza Nishiuchi Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Patrícia Camila Souza Silva Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v18i1.8053

Palavras-chave:

Saúde Pública., Sistema Único de Saúde., Formação., Odontologia.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências de alunos do curso de Odontologia através da vivência nos estágios nos componentes curriculares de Saúde Coletiva, Saúde Bucal Coletiva e Estágios em Clínica Odontológica Integrada. Estas disciplinas desenvolvem atividades com a comunidade diretamente nas Unidades de Saúde da Família e começam no primeiro e seguem até o décimo semestre. Trata-se de relato da vivência nos estágios da disciplina na UEFS durante toda sua formação, destacando suas impressões e salientando a importância da mesma para a formação de um profissional completo. Concluímos que nossa experiência durante os estágios que realizamos durante a graduação na Universidade Estadual de Feira de Santana foram fundamentais para a aquisição de conhecimentos acerca da saúde coletiva e do funcionamento do Sistema Único de Saúde. A todo momento, os alunos foram instigados a procurar soluções coletivas para a resolução dos problemas de saúde da comunidade, focando sempre na prevenção de doenças,  evitando priorizar a prática curativista. As equipes das Unidades de Saúde da Família  sempre foram muito acolhedoras, facilitaram o desenvolvimento das atividades propostas ao longo dos semestres e mostraram que é possível, profissionais de diferentes áreas trabalharem de uma maneira integrada para melhorar o atendimento da população.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Áurea Alécio de Oliveira Rodrigues, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana

Daiane Monique Lira de França, Universidade Estadual de Feira de Santana

Cirurgiã-dentista  egresso do  curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana

Daisy Silva de Melo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Cirurgiã-dentista egressa do  curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana

Maria Janaína Ramos Almeida, Universidade Estadual de Feira de Santana

Cirurgiã-dentista egressa do  curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana Santana

Letícia Santos Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Cirurgiã-dentista egressa do  curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana

Lísia Daltro Borges Alves, Universidade Estadual de Feira de Santana

Cirurgiã-dentista egressa do  curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana

Mayumi Souza Nishiuchi, Universidade Estadual de Feira de Santana

Cirurgiã-dentista egressa do  curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana

Patrícia Camila Souza Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Cirurgiã-dentista egressa do  curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana

Referências

Ministério da Saúde [homepage da internet]. Sistema Único de Saúde (SUS): estrutura, princípios e como funciona [acesso em 01 de dez 2018]. Disponível em : http://portalms.saude.gov.br/sistema-unico-de-saude

Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. 2ª Conferência Nacional de Saúde Bucal: relatório final. Brasília: Ministério da Saúde; 1993. (Série D. Reuniões e Conferências).

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de atenção básica, n. 17. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

Narvai PC, Frazão P. Epidemiologia, política, e saúde bucal coletiva. In: Antunes JLF, Peres MA. Epidemiologia da saúde bucal. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan; 2006. p. 346-62.

Brasil MDE. Resolução CNE/CES 3, de 19 de Fevereiro de 2002. Diário da União, Brasília. 2002;1:1-5.

Borges TMD, Satos JG, Santos L de B, Alves LDB. Educación en Odontología desde la perspectiva de la integración de la enseñanza y del servicio publico de salud: Actividades Prácticas con Complejidad Ascendente. Memórias del Congr Iberoam Calid Educ. 2017;3:117–27.

Forte FDS, Pessoa TRRF, Freitas CHSM, Pereira CAL, Carvalho Junior PM. Reorientação na formação de cirurgiões-dentistas: o olhar dos preceptores sobre estágios supervisionados no Sistema Único de Saúde (SUS). Interface (Botucatu). 2015; 19 Supl 1:831-43.

Leme PAT, Pereira AC, Meneghim MC, Mialhe FL. Perspectivas de graduandos em odontologia acerca das experiências na atenção básica para sua formação em saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 20(4):1255-1265, 2015.

Santos AR, Santos RMM, Vilela ABA, Oliveira MV, Segundo RPS, Anjos SDS. Participação da Estratégia Saúde da Família na construção do plano municipal de saúde: Um Relato de Experiência. Rev.Saúde.Com 2015; 11(3): 280-290.

Bomfim LS, Pimenta RMC, Rodrigues AAAO. Saúde Bucal no Programa Saúde da Família na Bahia. Rev.Saúde.Com 2013; 9(1): 2-15.

Sanchez HF, Drumond MM, Vilaça ÊL. Adequação de recursos humanos ao PSF: percepção de formandos de dois modelos de formação acadêmica em odontologia Ciência & Saúde Coletiva, 13(2):523-531, 2008

Downloads

Publicado

2022-04-22

Como Citar

de Oliveira Rodrigues, A. Áurea A., Lira de França, D. M. ., Silva de Melo, D. ., Ramos Almeida, M. J. ., Santos Souza, L. ., Alves, L. D. B., Nishiuchi, M. S., & Souza Silva, P. C. . (2022). Vivência dos estudantes de odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana nos componetes curriculares da área de saúde coletiva (2013-2018). Saúde.Com, 18(1). https://doi.org/10.22481/rsc.v18i1.8053

Edição

Seção

Relato de experiência