Ensino de imunologia utilizando ferramentas virtuais de aprendizagem em tempos de pandemia da COVID-19

Autores

  • João Firmino Rodrigues Neto UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v17i2.8204

Palavras-chave:

COVID-19;, ensino remoto;, ferramentas virtuais de aprendizagem.

Resumo

A pandemia da COVID-19 provocou profundas modificações no mundo inteiro, afetando de forma direta a educação mundial que teve que se adequar ao ensino remoto. Desta forma, objetivou-se relatar uma experiência de ensino bem-sucedida, utilizando ferramentas virtuais de aprendizagem que envolvem a gamificação. Foram utilizadas a plataforma virtual Kahoot, além de vídeo-aulas para execução da atividade que foi considerada muito satisfatória pelos discentes, pois garante uma maior fixação do conteúdo. Assim, podemos concluir que ferramentas virtuais de ensino que empregam a gamificação, como forma de auxiliar a construção do conhecimento, tem ganhado espaço e se destacado para tal propósito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aquino EML, Silveira IH, Pescarini JM, Aquino R, Souza-Filho JA de, Rocha A dos S, et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. junho de 2020;25:2423–46.

UNESCO. COVID-19 Educational Disruption and Response [Internet]. IIEP-UNESCO. 2021 [citado 1o de março de 2021]. Disponível em: http://www.iiep.unesco.org/en/covid-19-educational-disruption-and-response-13363

Gusso HL, Archer AB, Luiz FB, Sahão FT, Luca GG de, Henklain MHO, et al. ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIRETRIZES À GESTÃO UNIVERSITÁRIA. Educação & Sociedade [Internet]. 2020 [citado 1o de março de 2021];41. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-73302020000100802&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Souza KR de, Santos GB dos, Rodrigues AM dos S, Felix EG, Gomes L, Rocha GL da, et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde [Internet]. janeiro de 2021 [citado 12 de março de 2021];19. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-77462021000100401&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Monteiro S da S. (RE)INVENTAR EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL EM TEMPOS DA COVID-19. Revista Augustus. 3 de junho de 2020;25(51):237–54.

Berbel NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface - Comunicação, Saúde, Educação. fevereiro de 1998;2(2):139–54.

Fardo ML. KAPP, Karl M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer, 2012. CONJECTURA: filosofia e educação. 24 de abril de 2013;18(1):201–6.

Downloads

Publicado

2021-06-15

Como Citar

Rodrigues Neto, J. F. (2021). Ensino de imunologia utilizando ferramentas virtuais de aprendizagem em tempos de pandemia da COVID-19. Saúde.Com, 17(2). https://doi.org/10.22481/rsc.v17i2.8204

Edição

Seção

Relato de experiência