Relato de experiência de doutorandos em aulas remotas emergenciais

Autores

  • Thalane Souza Santos Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Rhaine Borges Santos Pedreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Evely Rocha Lima
  • Lucas dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Sérgio Donha Yarid
  • Alba Benemérita Alves Vilela

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v17i3.8407

Palavras-chave:

Educação Online, Programas de Pós-Graduação em Saúde, Pandemias, COVID-19

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever a experiência de discentes de doutorado na área da saúde diante das disciplinas cursadas de forma remota em decorrência da pandemia de COVID-19. O desenvolvimento da experiência revelou que o surgimento da pandemia gerou frustração nas expectativas dos doutorandos, uma vez que a modalidade de ensino presencial proporciona importantes experiências acadêmicas e pessoais. Ademais, problemas de conexão com a internet, prejuízos na saúde física e mental e condições de ergonomia desfavoráveis foram relatados pelos discentes. Contudo, percebeu-se o empenho do programa de pós-graduação, dos docentes e discentes em conduzir o processo de ensino-aprendizagem na modalidade de ensino remoto emergencial de forma satisfatória. Potencialidades foram também verificadas, como a redução dos gastos com transporte, hospedagem e alimentação dos discentes que residem em outras cidades, bem como a possibilidade de participar virtualmente de eventos científicos realizados em outras localidades. Isso sinaliza o potencial do ensino remoto em aumentar o acesso aos programas de pós-graduação em regiões menos favorecidas. Conclui-se que o emprego da modalidade de ensino remoto foi positivo, apesar de desafiador para todos os envolvidos, em especial no que se refere ao acesso à internet de qualidade e a falta de comunicação presencial. 

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Publicado

2021-09-27

Como Citar

Souza Santos Silva, T. ., Borges Santos Pedreira, R., Rocha Lima, E. ., dos Santos, L., Donha Yarid, S. ., & Benemérita Alves Vilela, A. . (2021). Relato de experiência de doutorandos em aulas remotas emergenciais. Saúde.Com, 17(3). https://doi.org/10.22481/rsc.v17i3.8407

Edição

Seção

Relato de experiência