Tirocínio docente em metodologia da pesquisa em saúde – relato de uma experiência exitosa em tempo de pandemia

Autores

  • Igor Ferreira Borba de Almeida Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Josse Maria Melo Lima Universidade Federal da Bahia
  • Deybson Borba de Almeida Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Cristiane Brandão Santos Almeida Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Márcio Campos Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v18i2.9866

Palavras-chave:

Pandemia COVID-19, Aprendizagem, Educador, Docente

Resumo

Este estudo se propôs a apresentar, por meio de um relato das experiências do Tirocínio Docente — TDO de dois pós-graduandos da área de saúde na disciplina Metodologia da Pesquisa em Saúde de um curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública estadual do interior do estado da Bahia, uma análise sobre os impactos do ensino remoto, ocasionado pela covid 19, na prática docente vivenciada nesse contexto a fim de subsidiar reflexões a respeito do movimento formativo do saber e das estratégias de ensino-aprendizagem na área da saúde no ambiente virtual. Assim, percebemos que alguns desafios como a dificuldade de se estabelecerem vínculos entre professor e aluno, equipamentos insuficientes ou com problemas técnicos e falta de conhecimento de como utilizar as ferramentas virtuais se apresentaram nesse contexto. No entanto, alguns aspectos positivos como acesso instantâneo a recursos tecnológicos, maior aproveitamento do tempo e mais possibilidades de interação foram percebidos. Por fim, apesar de ressaltarmos a necessidade de novos estudos sobre as práticas de ensino-aprendizagem no ambiente virtual, consideramos as experiências relatadas neste artigo como exitosas, uma vez que permitiram aos envolvidos a elucubração de diferentes movimentos formativos na docência da área de saúde.

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

Ferreira Borba de Almeida, I., Maria Melo Lima, J., Borba de Almeida, D., Brandão Santos Almeida, C., & Campos Oliveira, M. . (2022). Tirocínio docente em metodologia da pesquisa em saúde – relato de uma experiência exitosa em tempo de pandemia. Saúde.Com, 18(2). https://doi.org/10.22481/rsc.v18i2.9866

Edição

Seção

Relato de experiência