https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/issue/feed Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais 2023-12-27T22:14:44-03:00 Prof. Dr. José Valdir Jesus de Santana sertanias@uesb.edu.br Open Journal Systems <div align="justify">O periódico <strong>Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais (ISSN: 2763-566X)</strong> é uma publicação semestral de divulgação científica e tecnológica vinculada aos Grupos de Pesquisa da Área de Ciências Sociais – Grupos de Pesquisa em Etnicidades, Relações Raciais e Educação; Grupo de Pesquisa em Interculturalidades e Educação: experiências entre os Povos indígenas da Bahia, sob coordenação do prof. Dr. José Valdir Jesus de Santana; Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE), sob coordenação da professora Dra. Núbia Regina Moreira; Grupo de Pesquisa Cultura, Ambiente e Sociedade: Linguagem e Design Social (CASLIDS), sob coordenação da professora Dra. Marília Flores Seixas de Oliveira, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. A revista busca abordagens originais sobre questões contemporâneas através do estímulo ao diálogo interdisciplinar entre as mais diversas áreas das humanidades. </div> https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/14217 Editorial 2023-12-27T13:48:27-03:00 José Valdir Jesus de Santana santanavaldao@yahoo.com.br 2023-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/13355 “Uma Rainha Negra entre os súditos brancos”: trajetória da intelectual negra Conceição Soares Lopes na História da Educação de Ilhéus 2023-12-23T18:23:16-03:00 Cristiane Batista da Silva Santos cbssantos@uesc.br <p>Este capítulo discute a trajetória da intelectual negra Maria da Conceição Soares Lopes, na cidade de Ilhéus-Bahia, entre as décadas de 1920-1990. A discussão objetiva destacar como, para além de uma biografia, sua atuação política se aproxima dos conceitos de intelectualidade e protagonismo negro trazendo novas perspectivas para a História da Educação em consonância com o atendimento à Lei n. 10.639/03. O texto ressalta a necessidade do reconhecimento e da inserção, no ensino, das histórias invisibilizadas da população negra a partir da experiência de mulheres, a exemplo da trajetória de Conceição Lopes, que impactaria no currículo da Educação Básica. Destarte, o capítulo baseia-se nos aportes teóricos entre a História Social e a História da Educação, dialogando com fontes documentais como jornais, impressos, fotografias, acervos particulares digitalizados e escrita memorialística regional através da metodologia de pesquisa documental, colocando em relação a micro-história com a abordagem biográfica. As reflexões teórico-metodológicas que fundamentam o capítulo têm apontado que a inserção da trajetória de mulheres negras protagonistas fortalece a identidade e luta contra o racismo estrutural que perpassa a Formação Inicial de professores e abarca o ensino na Educação Básica. A trajetória de Conceição Lopes evoca novas abordagens e metodologias de ensino antirracistas, interseccionais e revisa o conceito de intelectualidade negra.</p> 2023-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/13791 A festa como espaço de sociabilidade: saberes e celebrações na comunidade negra rural do Mulungu de Boninal-Bahia 2023-12-23T18:20:29-03:00 Maria Eunice Rosa de Jesus eunicerosa2@gmail.com <p>O evento festivo torna-se um campo privilegiado para se compreender a importância das diversas formas de sociabilidade as quais revelam marcas culturais, de pertencimento e identitárias de um povo na sua forma de agir, de pensar, de celebrar, de ser e de estar no mundo. Nesta perspectiva nosso objetivo é compreender a festa como espaço de sociabilidade, pois as festas são entendidas como prática social voltada à promoção e organização dos mecanismos que instauram a relação do indivíduo com a cultura, com vista à criação das condições necessárias ao modo de celebrar, e de se relacionar de modo individual e coletivo num determinado contexto social. Neste sentido, a pesquisa de cunho Etnográfico foi a minha escolha metodológica, uma vez que parece ser o caminho que melhor traduz a rotina diária e os eventos especiais que nos levam a uma compreensão das redes de significações entre a festa com o “modo de celebração” e de coletividade, as crenças, os modos de viver que são partilhados pelo sujeito e com seu grupo social. Com isso, festejar, celebrar, comemorar recai, sobretudo, na reunião de pessoas as quais se juntam para um mesmo fim, em que o princípio da festa apropriadamente se constitui por diferentes caminhos ou olhares, pois para cada um dos envolvidos (o folião, o visitante, o festeiro, o promesseiro, o devoto, o morador do local, o pesquisador) é despertado por interesses e perspectivas subjetivas, revelando diferentes significados, daí a polissemia promovida para ou pela palavra <em>festa</em>.</p> <p>&nbsp;</p> 2023-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/14139 Lei n. 10.639/03: transformação de realidade e sonhos no Quilombo Candeal II 2023-12-15T17:59:14-03:00 Daiane da Fonseca Pereira dfpereira04@gmail.com <p>Este artigo investiga os impactos gerados pela Lei n. 10.639/03 na realidade da Comunidade Quilombola Candeal II, em Feira de Santana-BA. Para tanto, apresenta-se uma discussão reflexiva sobre a implantação do sistema de cotas na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, instituição que mais recebe estudantes oriundos do Quilombo Candeal. Expõe-se uma reflexão que enfatiza a dimensão das relações que esses estudantes estabelecem com a universidade e com a comunidade, e como estas relações podem impactar na permanência na universidade, assim como na comunidade. Assim, evidencia-se a urgente necessidade de discutir como a universidade tem problematizado os impactos positivos e negativos do ingresso de estudantes Quilombolas em seus dos contextos específicos. Os dados em análise foram coletados a partir de pesquisa documental no acervo da Associação Comunitária de Desenvolvimento do Candeal II – ACDC e por meio de entrevistas com estudantes e mães de estudantes da comunidade que cursam ou cursaram curso superior.</p> 2023-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/14206 Educação das relações étnico-raciais e o ensino de Arte na educação básica: uma análise da produção acadêmica do banco de dissertações e teses da Capes (2013 a 2023) 2023-12-26T00:46:06-03:00 Fabiana de Amorim Araújo fabifulo13@gmail.com José Valdir Jesus de Santana jsantana@uesb.edu.br Geisa Crístian Nascimento de Aragão gecristian@yahoo.com.br José Ricardo Marques dos Santos jose.santos@uesb.edu.br <p>O ensino de Arte, na educação básica, compreende diferentes linguagens, a exemplo das Artes Visuais, Música, Teatro e Dança. Diante das problematizações que atravessam o ensino de arte, sobretudo no contexto da Lei n. 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira e Africana ao longo da educação básica, nesta pesquisa buscou-se identificar a analisar a produção acadêmica que tem como foco o ensino de Arte e a perspectiva de educação antirracista, a partir de um levantamento realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, no período compreendido entre 2013 a 2023. No levantamento, utilizou-se dos seguintes descritores “Ensino de arte e Educação Étnico-Racial”. Foram identificadas e analisadas dez dissertações, utilizando-se da análise de conteúdo de Bardin (2016). A partir deste levantamento é possível afirmar que o ensino de Arte tem ampliado e proporcionado reflexões sobre a educação para a relações étnico-raciais tendo como foco temáticas variadas. Contudo identificou-se que, apesar dos avanços, muitos professores enfrentam desafios para desconstruírem a abordagem sobre o ensino de Arte, ainda impregnado pela tradição eurocêntrica de conhecimento, que prioriza as produções artísticas europeias, invisibilizando outras produções artístico culturais. Outra problemática que as pesquisas revelam é a falta de formação inicial e continuada dos professores que atuam na disciplina de Arte para tratarem das temáticas demandadas pela Lei n. 10.639/03.</p> 2023-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/14214 A educação infantil e as relações étnico-raciais em Vitória da Conquista-BA: uma análise do Referencial Curricular e do projeto político pedagógico de um Centro Municipal de Educação Infantil 2023-12-26T17:58:23-03:00 Geisa Crístian Nascimento de Aragão gecristian@yahoo.com.br José Valdir Jesus de Santana jsantana@uesb.edu.br Fabiana Amorim Araújo abianna13@hotmail.com Romilda Rodrigues da Silva 2021A0138@uesb.edu.br <p>Neste artigo, analisa-se de que forma o Referencial Curricular Municipal da Educação Infantil de Vitória da Conquista e o Projeto Político Pedagógico do CMEI Nilma Lino Gomes de Vitória da Conquista reconhecem, explicitam e orientam a construção de práticas pedagógicas antirracistas na educação infantil, em conformidade com a Lei n. 10.639/03. O <em>corpus</em> empírico, ou seja, o Projeto Político Pedagógico, o Referencial Curricular da educação infantil do município de Vitória da Conquista-BA e a entrevistas realizadas com as educadoras do CMEI em questão foram analisados tendo como suporte a técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Observou-se que o PPP enfatiza o trabalho com projetos, contudo não deixa explicitado o trabalho com as relações étnico-raciais, nem sinalizam para práticas pedagógicas que visem a sua implementação. No que se refere à análise do Referencial Curricular Municipal de Educação Infantil, foi possível identificar alguns avanços, mas também um alinhamento com os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, fragilizando, dessa forma, o trato pedagógico/educativo das relações étnico-raciais na educação infantil.</p> 2023-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/14198 A governança global e democracia: considerações sobre o Consenso de Washington e o “desenvolvimento” no Brasil 2023-12-23T11:47:37-03:00 Rachel Carvalho rachelcarvalho@ces.uc.pt <p>O objetivo desse trabalho é compreender o conceito de governança global e qual a sua relação com a construção da democracia no Brasil. Nesse sentido, faz-se necessário entender quais orientações influenciaram a transformação do Estado brasileiro, tendo como fio condutor a legitimação do Consenso de Washington e as narrativas sobre o que é desenvolvimento nos países classificados como subdesenvolvidos. Nesse contexto, abordaremos os discursos acadêmicos e políticos dos países desenvolvidos “norte global” e a leitura do mesmo processo realizada por intelectuais do “sul global”, temos como objetivo compreender quais são as assimetrias de poderes entre ambos.</p> 2023-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/14187 Potencialidades e desafios para o uso sustentável do Horto Florestal urbano de Ipiaú – Bahia 2023-12-24T19:04:53-03:00 Daiane Quele Pereira dos Santos dai_queli@hotmail.com Valdirene Santos Rocha Sousa valdirene.ifba@gmail.com Hélio Rocha Sousa Filho hrochasousa@gmail.com <p class="Default" style="text-align: justify;"><span style="font-family: 'Times New Roman',serif;">As áreas verdes são muito importantes para a sociedade, potencialmente podem ser utilizadas para o lazer, prática de atividade física, contemplação da natureza, ambientes educativos, dentre outros usos. Nessa perspectiva, um horto florestal urbano constitui uma opção de área verde que pode impactar positivamente na vida da comunidade. Diante disso, esse estudo teve como objetivo analisar as potencialidades e os desafios para o uso sustentável do Horto Florestal Urbano da cidade de Ipiaú, município da região Sul da Bahia. A metodologia utilizou técnicas de observação <em>in loco</em>, entrevistas, questionários, ferramentas de planejamento estratégico e análise estatística. Os resultados apresentam um panorama que expressa as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao uso sustentável do Horto Florestal. Além disso, as análises apontaram ainda os serviços ecossistêmicos de regulação que essa área verde proporciona. Desta forma, espera-se que os resultados possam contribuir para tomada de decisões, gestão e proposição de políticas públicas para utilização do Horto, espaço que oferta benefícios ambientais para a comunidade e possui potencialidades que poderiam ser valorizadas, com vistas à sustentabilidade ambiental. </span></p> 2023-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/12630 A rotatividade no call center: um olhar a partir dos jovens de um call center em Teresina, Piauí 2023-12-24T18:57:24-03:00 Johnne Petterson de Sousa Araujo johnne12101982@gmail.com <p>A metamorfose do mundo de produção capitalista global se modifica historicamente, ampliando sua capacidade a partir de suas transições no que se refere ao seu modo de organização do labor, do emprego e da produção. As revoluções industriais e tecnológicas apresentam, em grande medida, este rearranjo e traz à tona “novas” modificações advindas desta metamorfose do capital no século XXI. Considerando as sociedades contemporâneas, que se desenvolvem a partir de uma lógica de produção capitalista, baseada na telemática, surgem diversos ramos intermediários na atividade produtiva intensivos em informação, comunicação, dentre eles, os <em>Call Center.</em> A restruturação produtiva reconfigura as variáveis do trabalhador e sua forma de inserção no mundo do trabalho. Fatores que outrora não eram apropriados pelo capital como por exemplo, a dimensão subjetiva passam a ser apoderados pelo modo de organização do trabalho, em sua nova roupagem de acumulação flexível, tercerismo e outros arranjos que captura o trabalhador e altera suas experiências nas relações do labor. Diante deste contexto, esse estudo é sobre o trabalho de jovens em uma empresa de <em>Call Center </em>em Teresina, Piauí. Portanto, busca-se compreender como se constitui o trabalho de jovens teresinenses em <em>Call Center</em> ante aos processos de superexploração da força de trabalho em um contexto de deformação do mundo do trabalho. No que se refere os procedimentos teórico metodológicos, as categorias e conceitos chaves são: terceirismo, flexibilidade, intensificação do setor de serviços, superexploração do trabalho, <em>Call Center,</em> telemarketing, precarização do trabalho, trabalho emocional. Por meio dessas categorias, busca-se compreender como os jovens de Teresina veem no <em>Call Center</em> uma forma de ingressar no mercado de trabalho. A questão de como vem se constituído o trabalho nos espaços de <em>Call Center</em>, sobretudo da força de trabalho jovens, chamou atenção, uma vez que os trabalhadores estão inseridos em um contexto de deformações em esfera global, do labor. A partir das entrevistas realizadas com esses jovens, é possível afirmar que o trabalho por eles realizado era considerado como um “<em>trampolim</em>”, sobretudo para aqueles que estão/estavam no ensino superior ou que já concluíram. Diante dessa realidade, restam continuar como <em>operador(a) de telemarketing</em>, a não se encontrarem incorporados pela tragédia do desemprego. Porém, não consideravam a função que exerciam como um emprego, mais apenas um meio para custear necessidades para continuarem construindo uma outra alternativa de “projeto de vida”. </p> 2023-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/14205 Manejo da água de consumo humano em assentamento rural no município de Jequié-Bahia: um processo educativo-participativo 2023-12-24T18:59:19-03:00 Pollyana da Silva de Magalhães pollyanasilva@ifba.edu.br Rita de Cássia Souza de Queiros Lopes rita.queiroz@ifba.edu.br Valdirene Santos Rocha Sousa valdirene.ifba@gmail.com <p>Este artigo trata da experiência de um projeto concebido na perspectiva da pesquisa-extensão e realizado em um assentamento rural, localizado na zona semiárida da Bahia. O projeto, de ação educativa, objetivou realizar o diagnóstico participativo do manejo da água armazenada em cisternas de polietileno, para o consumo humano, bem como, promover intervenções socioambientais com intuito de minimizar os problemas diagnosticados. Realizou-se aplicação de questionários, uso de mapas falantes, inspeção sanitária das cisternas e análise da qualidade de água. Os padrões de potabilidade e as formas de tratamento da água adotadas pelos assentados eram incompatíveis com o manejo adequado dos equipamentos de captação e armazenamento da água de chuva. Foram desenvolvidas ações de Educação Ambiental que visaram minimizar os problemas identificados.</p> 2023-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/14209 Conhecendo histórias, analisando cenários: a experiência do CAT para formação de educadores do campo 2023-12-26T17:55:09-03:00 Débora Araújo da Silva Ferraz dasferraz28@gmail.com João Francisco da Silva Netto nettodretiro@hotmail.com <p>O Projeto CAT – Conhecer, Analisar e Transformar – é uma metodologia específica de formação de educadores e coordenadores das escolas do campo para estudo da realidade e construção de políticas públicas de educação do campo. O primordial objetivo desse trabalho é realizar uma reflexão acerca da formação de professores do campo nos territórios de identidade do estado da Bahia, tendo como referência o Projeto CAT, que se constitui num processo de formação continuada de professores da rede pública municipal, que atuam em escolas do campo do Semiárido baiano, com o objetivo de projetar uma metodologia voltada para a realidade do campo e melhorar a qualidade de suas ações no contexto da educação do campo. Para essa compreensão apontou-se como problema de pesquisa como se construiu, historicamente, as identidades dos professores do campo? De que maneira os cursos de formação de professores podem contribuir para o processo de desenvolvimento crítico-emancipatório dos sujeitos do campo? Assim, este trabalho se justifica pela necessidade de compreender a formação do professor como o caminho para a materialização da Educação do Campo onde emerja uma escola divergente da que existe na realidade da área rural. Sua relevância se posta em possibilitar que a prática do projeto seja referência como abordagem metodológica de experiência vivenciada por aqueles que atuam no campo.</p> 2023-12-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais