https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/issue/feedSertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais2024-12-30T00:00:00-03:00Prof. Dr. José Valdir Jesus de Santanasertanias@uesb.edu.brOpen Journal Systems<div align="justify">O periódico <strong>Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais (ISSN: 2763-566X)</strong> é uma publicação semestral de divulgação científica e tecnológica vinculada aos Grupos de Pesquisa da Área de Ciências Sociais – Grupos de Pesquisa em Etnicidades, Relações Raciais e Educação; Grupo de Pesquisa em Interculturalidades e Educação: experiências entre os Povos indígenas da Bahia, sob coordenação do prof. Dr. José Valdir Jesus de Santana; Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE), sob coordenação da professora Dra. Núbia Regina Moreira; Grupo de Pesquisa Cultura, Ambiente e Sociedade: Linguagem e Design Social (CASLIDS), sob coordenação da professora Dra. Marília Flores Seixas de Oliveira, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. A revista busca abordagens originais sobre questões contemporâneas através do estímulo ao diálogo interdisciplinar entre as mais diversas áreas das humanidades. </div>https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/15777Editorial2024-12-29T23:47:19-03:00José Valdir Jesus de Santanajsantana@uesb.edu.brJosé Ricardo Marques dos Santosjose.santos@uesb.edu.br2024-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociaishttps://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/15661Semelhança, Sísifo e experiência fílmica em espaços educativos2024-12-07T15:18:54-03:00Mônica Medina Santos Almeida Nevesmonica.neves@uesb.edu.brWashington Ramos dos Santos Juniorwashingtonramos.geopsique@gmail.com<p>Este ensaio tem por objetivo refletir a afinidade entre semelhança e imaginação, baseando-se na obra foucaultiana e tecendo relações com a experiência cinematográfica em situações de ensino. O conceito de semelhança em Foucault explora como, até o século XVI, a relação entre signos e conhecimento era central no pensamento ocidental. A semelhança permitia compreender e representar o mundo, articulando elementos por proximidade (<em>convenientia</em>), reflexo (<em>aemulatio</em>), analogia e simpatia. Esses conceitos encontram eco no mito de Sísifo, que exemplifica a circularidade e repetição como formas de reflexão e experiência. No espaço educativo, especialmente com o uso do Cinema, essas ideias podem estimular a imaginação, a subjetividade e o aprendizado. Assim como Sísifo transforma sua realidade ao descer a montanha, a experiência fílmica oferece momentos de transcendência e renovação pessoal.</p>2024-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociaishttps://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/15767“Escola sem partido” e “ideologia de gênero” na prática de docentes e discentes da educação básica: uma análise crítica2024-12-28T21:04:31-03:00Ana Beatriz Medeiros Cardoso abmedeiroscardoso@gmail.comDaniel Soares Rumbelsperger Rodrigues daniel.rodrigues.ifro@edu.brDavid Feitosa Rodrigues davidfeitosar@gmail.comGabriele Afonso da Silva gabrielleafonso27@gmail.comLetícia Santos Pandolfi lsantospandolfi@gmail.comLuís Eduardo Almeida Hondaluishonda9@gmail.com<p>Entendendo o discurso enquanto prática (FOUCAULT, 2007a; BUTLER, 2017), o artigo busca identificar na fala de docentes e discentes da educação básica as representações sociais acerca de assuntos tidos como polêmicos no campo escolar, como aqueles sintetizados nas expressões “kit gay”, “escola sem partido” e “ideologia de gênero”. Entendemos como hipótese, e como ponto de vista político, que aquelas representações operam de maneira constante e sub-reptícia na reprodução de estereótipos e violências diversas que têm no gênero e na sexualidade seus eixos articuladores e que ocorrem no espaço escolar, entendido como um espaço de poder (BOURDIEU, 2019; GOFFMAN, 2001; FOUCAULT, 2007b). Com o intuito de analisar essas questões, realizamos entrevistas semiestruturadas com professores (de diversos estados do país) e estudantes residentes da Escola Sesc de Ensino Médio. </p>2024-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociaishttps://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/15776Notas sobre educação escolar e práticas culturais na Comunidade Quilombola Barreiro Grande, Serra do Ramalho/BA2024-12-29T21:47:22-03:00Romário Pereira Carvalhoromarioeducampo@gmail.comJosé Valdir Jesus de Santanajsantana@uesb.edu.brVangéria Teixeira Kunhavalikvangeriauem@gmail.com<p>Neste artigo, um recorte de uma pesquisa de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, temos como objetivos identificar e analisar os sentidos e concepções que professores e gestores da Escola Airton Senna elaboram sobre a educação escolar ofertada à Comunidade Quilombola Barreiro Grande e recuperar a trajetória da educação escolar nessa Comunidade, na perspectiva de seus moradores. Trata-se de uma pesquisa de natura qualitativa (DENZIM; LINCOLN, 2006; LUDKE; ANDRÉ, 1986), do tipo exploratória e descritiva (GIL, 2012; MATTAR; RAMOS, 2021). Para a produção dos dados, utilizou-se da técnica da entrevista semiestruturada (SZYMANSKI, 2004; MINAYO, 2009) e da análise documental (CELLARD, 2008); a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) foi a técnica utilizada para a organização e análise dos dados. Dos resultados encontrados, podemos afirmar que o samba de roda, assim como as demais práticas e expressões culturais presentes na comunidade, são praticados com certa frequência na Escola Airton Senna, pois os alunos (as) reconhecem nessas práticas culturais sinal de “pertencimento”, posto que foi transmitido e ensinado pelas gerações mais velhas, através da oralidade. Muitos dos colaboradores desta pesquisa identificam o samba de roda como uma prática cultural importante, mas reconhecem outras práticas culturais, igualmente importantes, a exemplo da pesca e a construção de redes artesanais, que fomentam a economia local, tornando-as um modo de sobrevivência para maioria da população quilombola da Comunidade Barreiro Grande.</p>2024-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociaishttps://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/14964A deficiência intelectual e a adaptação de atividades de Língua Inglesa nas perspectivas da teoria interacionista e da educação inclusiva2024-08-27T15:19:34-03:00Janaína Britto de Castro Weberjanascas@yahoo.com.brRicael Spirandeli Rocharicael.edu@gmail.com<p>O presente artigo constitui de uma reflexão acerca da legislação sobre Educação Inclusiva e a adaptação de materiais para o ensino de língua inglesa voltados aos estudantes com deficiência intelectual. Para o desenvolvimento dessa análise utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental bem como as observações e experiências da prática pedagógica. O estudo da legislação sobre Educação Inclusiva contextualiza a evolução das leis em possibilitar o acolhimento e a qualidade do ensino ofertado aos estudantes com deficiência intelectual em escolas públicas. A adaptação de atividades de língua inglesa aqui em estudo segue a Teoria Sócio interacionista de Vygotsky.</p>2024-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais