Saúde da mulher em situação de prisão: direitos sexuais e reprodutivos
Palavras-chave:
Mulheres, encarceramento, gênero, direitos sexuais e reprodutivoResumo
Visualizar e desenvolver uma reflexão crítica sobre os direitos sexuais e reprodutivos destinados as mulheres que se encontram em situação de encarceramento, destacando a essencialidade destes e se os mesmos são aplicados nas penitenciárias brasileiras. Pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa cujo método utilizado foi a revisão não sistemática de literatura. O delineamento do estudo pautou - se no levantamento da atual situação da mulher nos presídios femininos brasileiros utilizando os descritores: “Mulheres encarceradas”; “violação de direitos da mulher”, “disparidade de gêneros” e “direitos sexuais e direitos reprodutivos”. Os critérios de inclusão utilizados foram estudos com textos completos no idioma português e publicados no período de 2004 a 2012. Para tratamento e análise dos dados foi utilizado a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial. Foram selecionados 11 artigos que permitiu o desenvolvimento de uma reflexão crítica da atual situação da mulher encarcerada no que diz respeito aos seus aspectos sexuais e reprodutivos. Ao examinar chegou-se a dois eixos temáticos: saúde da mulher em situação de prisão e seus direitos sexuais e reprodutivos; estabelecendo o contexto dos direitos sexuais e reprodutivos. Verificou-se uma extensa disparidade da realidade vivenciada por estas mulheres por inúmeros fatores, que vão desde os entraves impostos pelos próprios estabelecimentos prisionais, à própria tentativa de exercer um papel de maternidade e claro, o que mais chamou atenção: as discriminações em razão do gênero. Fica evidente a emergente necessidade de mudança neste quadro, de forma a proporcionar às mulheres encarceradas a garantia de seus direitos em um ambiente tão hostil e de total descaso.
Downloads
Referências
Artur AT. “Presídio de Mulheres”: as origens e os primeiros anos de estabelecimento. São Paulo, 1930-1950. ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Fortaleza, 2009. [Citado em 12 de Dezembro de 2014]. Disponível em http://anpuh.org.
Oliveira CH, Cavalcante CM, Cruz EFC, Santos JSP, Souza PSS de. Assistência à saúde à mulher presa: um direito negado. II Seminário Nacional: Gênero e Práticas Culturais, Culturas, leituras e representações. [Citado em 18 de Abril de 2013]. Disponível em: http://itaporanga.net.
Miranda AE, Merçon-de-Vargasa PR, Viana MC. Saúde sexual e reprodutiva em penitenciária feminina, Espírito Santo, Brasil. Núcleo de Doenças Infecciosas da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil. Disponível em: http://www.scielo.br.
Leivas VB do A, Kerber NP da C, Marcelino HG, Silveira DM, Parulha CD, Oliveira FS. Assistência integral à saúde da mulher privada de liberdade. Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Disponível em: http://www.revistas.udesc.br.
Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão Integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto, Contexto Enferm. 2008; 7(4): 758–64.
Bardin L. Análise de Conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2011.
Siqueira MB dos S, Ferreira HN, Oliveira MFL, Quitete B, Sabroza A. Do outro lado dos muros: a criminalidade feminina. Departamento de Psicologia Social e Institucional, UERJ. Revista Mnemosine Vol. 5, nº 2, p. 174-88 (2009). Disponível em: http://www.mnemosine.com.br.
Brasil. Grupo de Trabalho Interministerial. Reorganização e Reformulação do Sistema Prisional Feminino. Relatório final. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – Presidência da República. Brasília-DF, 2007.
Howard C, Oliveira M. Instituto Terra, Trabalho e Cidadania e Pastoral Carcerária. Manual das presidiárias. [Citado em 18 de Abr de 2013]. Disponível em: http://www.ittc.org.br.
Ferrari FI. Mulheres encarceradas: elas, seus filhos e nossas políticas. Revista Mal-estar e Subjetividade. Fortaleza – Vol. X – Nº 4. p. 1325-52. Dez/2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.
Costa MA da, Barbosa AS da. Mulheres Encarceradas e o Exercício da Maternidade: Discutindo o Trinômio Mulher, Criança e Rede Familiar. Revista Fazendo Gênero, V. 9. Diásporas, Diversidades, Deslocamentos. 23-26 de agosto de 2010.
Assunção CHV de. A saúde da mulher: a situação das encarceradas do Presídio Feminino de Florianópolis. Disponível em: http://tcc.bu.ufsc.br.
Greco R. Curso de direito penal: parte geral. 11. ed. Niterói: Impetus, 2009. v. 1. 790 p.
Oliveira MGF de, Santos AFPR dos. Desigualdade de gênero no sistema prisional: considerações acerca das barreiras à realização de visitas e visitas íntimas às mulheres encarceradas. Caderno Espaço Feminino. Uberlândia-MG. Vol. 25, n. 1. Jan./Jun. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
