A ESPIRITUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE PAULO FREIRE E BELL HOOKS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12293

Resumo

O objetivo desde artigo é analisar a espiritualidade na educação em Paulo Freire e bell hooks. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem como fundamentação teórica: Freire, hooks, Oliveira, Boff, Dullo, entre outros. Considera-se nesta análise que os educadores percebem a educação como um processo de libertação de toda forma de dominação, a partir do diálogo, do desenvolvimento do pensamento crítico, da construção coletiva do conhecimento, da práxis e do respeito aos saberes e as experiências de educandos e educadores. A espiritualidade tratada como pertencente à sala de aula de forma a garantir a integralidade, a inteireza do ser, espiritualidade que nutre a esperança na educação como prática de liberdade.

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Publicado

2023-06-28

Como Citar

BEZERRA, Teresa Christina da Cruz; MORAES JUNIOR, Henrique de; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. A ESPIRITUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE PAULO FREIRE E BELL HOOKS. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 29, p. 168–183, 2023. DOI: 10.22481/aprender.i29.12293. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/16145. Acesso em: 6 jul. 2025.