SIMONE WEIL: ATENÇÃO, ESPIRITUALIDADE, ATITUDE EDUCATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12320Resumo
Com a filosofia de Simone Weil, o presente estudo discute em que medida o elo espiritual entre ser e mundo encontra a experiência atencional que resguarda (e é resguardada por) uma dinâmica educativa – autoeducativa. Desenvolve a hipótese da correlação entre experiência atencional e espiritual como frente crítica ao sem-sentido mundo moderno e, portanto, como condição à atitude educativa constitutiva do engajamento ético-político do ser no mundo. Com o recorte das atividades e experiências escolares, destaca a forma da relação com o estudo capaz de congregar aspectos intelectuais e intuitivos, éticos e morais, em dinâmicas que encontram no aporte espiritual a afirmação da pluralidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.