SIMONE WEIL: ATENÇÃO, ESPIRITUALIDADE, ATITUDE EDUCATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12320

Resumen

Com a filosofia de Simone Weil, o presente estudo discute em que medida o elo espiritual entre ser e mundo encontra a experiência atencional que resguarda (e é resguardada por) uma dinâmica educativa – autoeducativa. Desenvolve a hipótese da correlação entre experiência atencional e espiritual como frente crítica ao sem-sentido mundo moderno e, portanto, como condição à atitude educativa constitutiva do engajamento ético-político do ser no mundo. Com o recorte das atividades e experiências escolares, destaca a forma da relação com o estudo capaz de congregar aspectos intelectuais e intuitivos, éticos e morais, em dinâmicas que encontram no aporte espiritual a afirmação da pluralidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-06-28

Cómo citar

RODRIGUES MARQUES, Bárbara Romeika. SIMONE WEIL: ATENÇÃO, ESPIRITUALIDADE, ATITUDE EDUCATIVA. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 29, p. 153–167, 2023. DOI: 10.22481/aprender.i29.12320. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/16173. Acesso em: 7 jul. 2025.