Aproximações - Arqueologias e Psicofisiologia: Freud, Nietzsche e as transposições sobre o bem e mal-estar na vida docente

Autores

Resumo

À luz de algumas ideias de Freud e Nietzsche pretendemos criar algumas transposições que nos ajudam a pensar sobre o bem ou mal-estar docente, ressaltando que estes estados de ânimo não estão dissociados de nossa condição humana, nem apartados das políticas públicas que norteiam as diretrizes da educação e do status do ofício docente em nosso país. Buscamos extrair destes teóricos da cultura algumas ideias-chave: a arqueologia da cidade de Roma realizada por Freud em  O Mal-estar da Civilização para refletirmos sobre aquilo que nos edifica enquanto docentes. No segundo momento, discorremos sobre a fisiopsicologia nietzschiana pois a maneira como olhamos para o mundo e para a docência, determinará, em última análise, o nosso bem ou mal-estar. Por fim, ainda resgatando as ideias do pensador alemão em Assim Falou Zaratustra, encontraremos algumas fontes de inspiração em busca do nosso bem-estar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-05-25

Como Citar

CILENTO, Angela. Aproximações - Arqueologias e Psicofisiologia: Freud, Nietzsche e as transposições sobre o bem e mal-estar na vida docente. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 31, p. 44–59, 2025. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/16262. Acesso em: 6 jul. 2025.