Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Atual
Arquivos
Submissões
Indexadores
Contato
Buscar
Edições UESB
Portal de Periódicos UESB
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
n. 31 (2024): Dossiê 'Bem-estar/Mal-estar do alunado e do professorado: saúde do corpo e da mente no ambiente formativo' (Parte 1: Docentes)
n. 31 (2024): Dossiê 'Bem-estar/Mal-estar do alunado e do professorado: saúde do corpo e da mente no ambiente formativo' (Parte 1: Docentes)
Publicado:
2024-07-31
PÁGINAS INICIAIS
EXPEDIENTE
Zamara Araújo dos Santos
PDF
ARTIGOS
A experiência de viver a pós-graduação no Brasil e suas interseções com a sociedade do cansaço
Bruno Neves da Silva, Valéria Gomes Fernandes da Silva, Nilba Lima de Souza, Erika Simone Galvão Pinto
343-352
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14428
Ainda, a pandemia… - Observações sobre a docência
Leonardo Maia
309-323
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.15141
Aproximações - Arqueologias e Psicofisiologia: Freud, Nietzsche e as transposições sobre o bem e mal-estar na vida docente
Angela Cilento
44-59
PDF
Condições de trabalho e impactos na saúde de professores da Educação Fisica escolar de uma cidade do norte de Minas Gerais
Luis Felipe Cantuária, Fernanda de Souza Cardoso, Saulo Daniel Mendes Cunha
176-189
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14327
Diferença entre os níveis dos perfis da síndrome de burnout em professores da Educação Básica: um estudo comparativo por sexo
Karine David Andrade Santos, Emile Santos de Almeida, Francisco Vitor Soldá de Souza, Calila Mireia Pereira Caldas, Joilson Pereira da Silva
89-102
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14564
Estresse em professores do ensino médio: manifestação atual do mal-estar docente?
Cleyton Costa, Cássio Eduardo Miranda
190-203
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13545
Experiências de escuta do mal-estar e do sofrimento docente frente à racionalidade neoliberal: construindo políticas de cuidado e de resistência
Danilo Peres Bemgochea Junior, Gabriela Oliveira Guerra, Samara Silva dos Santos, Silvana Maia Borges, Tais Fim Alberti
60-77
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14575
Mal-estar de professores e pandemia: um espaço de escuta frente à morte na escola
Cristiana Carneiro, Mariana Scrinzi, Larissa Costa Beber Scherer, Lila Souza
295-308
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14603
Mal-estar docente na universidade em tempos neoliberais: uma discussão psicanalítica e interseccional
Beatriz Almeida Gabardo Traldi, Caroline Heloisa Sapatini, Sabrina Gurita Lima, Kelly Cristina Brandão da Silva
233-249
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14577
Mal-estar docente na universidade mercantilista: novo negócio e antigo apartheid
Isael de Jesus Sena, Leandro de Lajonquière, Marcelo Ricardo Pereira
250-268
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13922
Mal-estar docente: o que há de (inter) dito na escola na contemporaneidade?
Ademir Henrique Manfre
31-43
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14378
O bem-estar docente e a afetividade entre professor/aluno: percepção das estagiárias nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Eliane Terezinha Tulio Ferronatto
122-133
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13718
O bem-estar docente: um estudo exploratório com escolas portuguesas no estrangeiro
Ana Costa, Paulo César Dias
204-215
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14643
O cuidado ao professor universitário e o ato de cuidar na prática educativa: revisão sistemática da literatura
Clara Maria Miranda de Sousa, Marilena Ristum
216-232
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14572
O entusiasmo pelo trabalho docente e o burnout profissional
Dartel Ferrari de Lima, Dayane Cristina de Souza, Adelar Sampaio
78-88
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13838
O mal-estar e adoecimento: os impactos da pandemia na vida dos/as professores/as
Maria Izabel Alves dos Reis
283-294
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14571
Perspectivas de professoras sobre os desafios da docência na Educação Infantil
Walquíria de Souza Euzébio, Iza Rodrigues da Luz
158-175
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13769
Relação entre bem-estar subjetivo e ansiedade: análise da influência do gênero e faixa etária em estudantes
Janaina Chnaider, Laís Santos-Vitti, Tatiana de Cassia Nakano
353-366
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14586
Síndrome de burnout em professores de Educação Física na pandemia de Covid-19
Laiana Dall’Oglio Schlindwein, Adelar Sampaio, Dayane Cristina de Souza Souza, Daiana Machado, Arestides Pereira da Silva Junior
103-121
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13736
Trabalho docente e Covid-19: revisão da produção científica sobre repercussões da pandemia na saúde mental de docentes do ensino superior
Júlia Laughton Durante D’Angelis, Giovanni Campos Fonseca, Stanley Schettino, Rose Elizabeth Cabral Barbosa
269-282
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14574
Violência, educação e sociedade: do que se queixa a escola?
Pablo Lima, Marcelo Ricardo Pereira
15-30
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14568
RESENHAS
Fatores psicossociais protetivos e de risco relacionados ao trabalho docente da Educação Básica em Nampula, Moçambique
Gildo Aliante, Jussara Maria Rosa Mendes, Coutinho Maurício José
134-157
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13790
ARTIGOS - DOSSIÊ TEMÁTICO
Apresentação - Dossiê 'Bem-estar / Mal-estar do alunado e do professorado: saúde do corpo e da mente no ambiente formativo' - Parte 2: Docentes
Zamara Araujo dos Santos
10-14
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.15139
DOI
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
qualis
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual