O bem-estar docente e a afetividade entre professor/aluno: percepção das estagiárias nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13718

Resumo

Este trabalho trata sobre a importância da afetividade entre professores e alunos para o bem-estar docente. Tem como objetivo compreender a percepção de cinco estagiárias do Curso de Pedagogia sobre o relacionamento entre professores e alunos observados no Estágio Supervisionado obrigatório nos anos iniciais do Ensino Fundamental.  A metodologia se deu por meio de análise dos relatórios finais, para compreender quais foram as percepções destas estagiárias nas observações realizadas nas escolas municipais do município de Maracaju/MS. Verificamos que os docentes, para  compreender seu estado emocional, precisam aprender a avaliar e trabalhar com suas próprias emoções e as emoções de seus educandos e colegas. A afetividade entre professores e alunos é imprescindível para que tanto professores como os alunos desenvolvam fatores de bem-estar.  Nesse sentido, o docente que nega a afetividade, encarando-a como antiprofissional, só aumenta as tensões e conflitos em sala de aula, transformando-a em um espaço hostil e pouco acolhedor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

FERRONATTO, Eliane Terezinha Tulio. O bem-estar docente e a afetividade entre professor/aluno: percepção das estagiárias nos anos iniciais do Ensino Fundamental. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 31, p. 122–133, 2024. DOI: 10.22481/aprender.i31.13718. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/16298. Acesso em: 6 jul. 2025.