Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
About the Journal
Editorial Team
Current
Archives
Submissions
Indexers
Contact
Search
UESB Editions
UESB Journals Portal
Register
Login
Home
/
Archives
/
No. 31 (2024): Dossiê 'Bem-estar/Mal-estar do alunado e do professorado: saúde do corpo e da mente no ambiente formativo' (Parte 1: Docentes)
No. 31 (2024): Dossiê 'Bem-estar/Mal-estar do alunado e do professorado: saúde do corpo e da mente no ambiente formativo' (Parte 1: Docentes)
Published:
2024-07-31
PÁGINAS INICIAIS
EXPEDIENTE
Zamara Araújo dos Santos
PDF (Português (Brasil))
ARTIGOS
A experiência de viver a pós-graduação no Brasil e suas interseções com a sociedade do cansaço
Bruno Neves da Silva, Valéria Gomes Fernandes da Silva, Nilba Lima de Souza, Erika Simone Galvão Pinto
343-352
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14428
Ainda, a pandemia… - Observações sobre a docência
Leonardo Maia
309-323
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.15141
Aproximações - Arqueologias e Psicofisiologia: Freud, Nietzsche e as transposições sobre o bem e mal-estar na vida docente
Angela Cilento
44-59
PDF (Português (Brasil))
Condições de trabalho e impactos na saúde de professores da Educação Fisica escolar de uma cidade do norte de Minas Gerais
Luis Felipe Cantuária, Fernanda de Souza Cardoso, Saulo Daniel Mendes Cunha
176-189
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14327
Diferença entre os níveis dos perfis da síndrome de burnout em professores da Educação Básica: um estudo comparativo por sexo
Karine David Andrade Santos, Emile Santos de Almeida, Francisco Vitor Soldá de Souza, Calila Mireia Pereira Caldas, Joilson Pereira da Silva
89-102
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14564
Estresse em professores do ensino médio: manifestação atual do mal-estar docente?
Cleyton Costa, Cássio Eduardo Miranda
190-203
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13545
Experiências de escuta do mal-estar e do sofrimento docente frente à racionalidade neoliberal: construindo políticas de cuidado e de resistência
Danilo Peres Bemgochea Junior, Gabriela Oliveira Guerra, Samara Silva dos Santos, Silvana Maia Borges, Tais Fim Alberti
60-77
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14575
Mal-estar de professores e pandemia: um espaço de escuta frente à morte na escola
Cristiana Carneiro, Mariana Scrinzi, Larissa Costa Beber Scherer, Lila Souza
295-308
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14603
Mal-estar docente na universidade em tempos neoliberais: uma discussão psicanalítica e interseccional
Beatriz Almeida Gabardo Traldi, Caroline Heloisa Sapatini, Sabrina Gurita Lima, Kelly Cristina Brandão da Silva
233-249
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14577
Mal-estar docente na universidade mercantilista: novo negócio e antigo apartheid
Isael de Jesus Sena, Leandro de Lajonquière, Marcelo Ricardo Pereira
250-268
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13922
Mal-estar docente: o que há de (inter) dito na escola na contemporaneidade?
Ademir Henrique Manfre
31-43
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14378
O bem-estar docente e a afetividade entre professor/aluno: percepção das estagiárias nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Eliane Terezinha Tulio Ferronatto
122-133
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13718
O bem-estar docente: um estudo exploratório com escolas portuguesas no estrangeiro
Ana Costa, Paulo César Dias
204-215
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14643
O cuidado ao professor universitário e o ato de cuidar na prática educativa: revisão sistemática da literatura
Clara Maria Miranda de Sousa, Marilena Ristum
216-232
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14572
O entusiasmo pelo trabalho docente e o burnout profissional
Dartel Ferrari de Lima, Dayane Cristina de Souza, Adelar Sampaio
78-88
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13838
O mal-estar e adoecimento: os impactos da pandemia na vida dos/as professores/as
Maria Izabel Alves dos Reis
283-294
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14571
Perspectivas de professoras sobre os desafios da docência na Educação Infantil
Walquíria de Souza Euzébio, Iza Rodrigues da Luz
158-175
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13769
Relação entre bem-estar subjetivo e ansiedade: análise da influência do gênero e faixa etária em estudantes
Janaina Chnaider, Laís Santos-Vitti, Tatiana de Cassia Nakano
353-366
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14586
Síndrome de burnout em professores de Educação Física na pandemia de Covid-19
Laiana Dall’Oglio Schlindwein, Adelar Sampaio, Dayane Cristina de Souza Souza, Daiana Machado, Arestides Pereira da Silva Junior
103-121
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13736
Trabalho docente e Covid-19: revisão da produção científica sobre repercussões da pandemia na saúde mental de docentes do ensino superior
Júlia Laughton Durante D’Angelis, Giovanni Campos Fonseca, Stanley Schettino, Rose Elizabeth Cabral Barbosa
269-282
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14574
Violência, educação e sociedade: do que se queixa a escola?
Pablo Lima, Marcelo Ricardo Pereira
15-30
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14568
RESENHAS
Fatores psicossociais protetivos e de risco relacionados ao trabalho docente da Educação Básica em Nampula, Moçambique
Gildo Aliante, Jussara Maria Rosa Mendes, Coutinho Maurício José
134-157
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13790
ARTIGOS - DOSSIÊ TEMÁTICO
Apresentação - Dossiê 'Bem-estar / Mal-estar do alunado e do professorado: saúde do corpo e da mente no ambiente formativo' - Parte 2: Docentes
Zamara Araujo dos Santos
10-14
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.15139
DOI
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Make a Submission
Make a Submission
qualis
Keywords
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Current Issue