Síndrome de burnout em professores de Educação Física na pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13736

Resumo

O estudo objetivou investigar a Síndrome de Burnout em professores de Educação Física no período de pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa exploratória, na qual a amostra foi constituída por 31 professores de Educação Física do município de Marechal Cândido Rondon/PR. Foram utilizados questionário sociodemográfico e Maslach Burnout Inventory para educadores. Os dados foram analisados de forma descritiva (média e desvio padrão). Os resultados demonstraram que os índices das dimensões foram classificados como alto para exaustão emocional e médio para realização profissional e despersonalização. Na correlação das variáveis, os dados mostraram fraca correlação negativa entre realização profissional e exaustão emocional e/ou despersonalização. Concluímos que para minimizar os riscos aos professores, destacam-se algumas sugestões: apoio e tratamento emocional, reduzir o excesso de trabalho, proporcionar o aumento de horas atividade, atividades de lazer e exercício físico regular.

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

SCHLINDWEIN, Laiana Dall’Oglio; SAMPAIO, Adelar; SOUZA, Dayane Cristina de Souza; MACHADO, Daiana; JUNIOR, Arestides Pereira da Silva. Síndrome de burnout em professores de Educação Física na pandemia de Covid-19. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 31, p. 103–121, 2024. DOI: 10.22481/aprender.i31.13736. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/16321. Acesso em: 6 jul. 2025.