Condições de trabalho e impactos na saúde de professores da Educação Fisica escolar de uma cidade do norte de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14327

Resumo

RESUMO: As condições de trabalho dos professores de Educação Física da educação básica têm impactado negativamente essa classe de trabalhadores, com fortes repercussões na vida cotidiana e na saúde. O presente estudo teve como objetivo investigar as percepções dos (as) professores (as) de Educação Física da rede básica sobre a saúde biopsicossocial e a relação com as condições de trabalho. Caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, de corte transversal e abordagem qualitativa dos dados, com foco na análise de categorias. A amostra foi constituída por 10 (dez) professores (as), sendo 7 (sete) do sexo feminino e 3 (três) do sexo masculino de uma cidade do norte de Minas Gerais. Logo, tal dado pode ser entendido como um problema na qual esses(as) profissionais estão inseridos, tendo em vista que o sistema que reforça o cuidado é o mesmo que agride e pressiona esta categoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

CANTUÁRIA, Luis Felipe; CARDOSO, Fernanda de Souza; CUNHA, Saulo Daniel Mendes. Condições de trabalho e impactos na saúde de professores da Educação Fisica escolar de uma cidade do norte de Minas Gerais. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 31, p. 176–189, 2024. DOI: 10.22481/aprender.i31.14327. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/16269. Acesso em: 6 jul. 2025.