Perspectivas de professoras sobre os desafios da docência na Educação Infantil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13769

Abstract

RESUMO: Este artigo trata da docência e de seus desafios a partir da escuta de seis professoras de uma Escola Municipal de Educação Infantil - EMEI, de Belo Horizonte, proporcionada por uma pesquisa realizada em 2017. Os resultados indicam que as professoras têm clareza da importância do trabalho de cuidado e educação das crianças, assim como percebem a sua desvalorização social. Como desafios indicaram questões relacionadas aos comportamentos das crianças e às relações com as famílias. Ressalta-se a necessidade de políticas que assegurem melhores condições de trabalho a essas profissionais e que incluam momentos remunerados de formação continuada que possam contribuir para aprimorar o trabalho que realizam.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2024-07-31

How to Cite

EUZÉBIO, Walquíria de Souza; LUZ, Iza Rodrigues da. Perspectivas de professoras sobre os desafios da docência na Educação Infantil. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 31, p. 158–175, 2024. DOI: 10.22481/aprender.i31.13769. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/16318. Acesso em: 6 jul. 2025.