Família, escola e psicanálise: ideais de família e saúde mental nos contextos educativos
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i30.14037Abstract
Este artigo apresenta um projeto de pesquisa clínica qualitativa, que busca compreender a função da família, seu caráter de transmissão, no que se refere à constituição subjetiva da criança, considerando as profundas transformações contemporâneas das instituições, inclusive da família. Propomos uma discussão sobre a temática em articulação com a educação, abordando-a no contexto social e avançando para perspectiva psicanalítica. Notamos que a noção de função da psicanálise pode nos fazer avançar teórica e clinicamente na tentativa de superar modelos parentais ou de comportamentos que supostamente pudessem garantir um desenvolvimento adequado à criança, permitindo a problematização dos ideais de família marcantes em nosso imaginário social e a reflexão sobre seus possíveis impactos na saúde mental dos aprendentes, familiares e educadores nos contextos educativos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.