A pesquisa na escola com crianças pequenas1: desafios e possibilidades

Authors

  • Reginaldo Santos Pereira
  • Myrtes Dias da Cunha

Keywords:

Crianças pequenas, Instrumentos metodológicos, Pesquisa qualitativa

Abstract

Este artigo apresenta reflexões sobre uma definição epistemológica
e metodológica para o trabalho investigativo com crianças pequenas,
considerando que a produção de conhecimentos sobre tais sujeitos, no espaçotempo
da escola, requer uma metodologia de pesquisa que permita e valorize
a participação direta do pesquisador no contexto em que a pesquisa se realiza.
Tal participação torna-se fundamental para conhecer o dito e o não-dito nas
relações estabelecidas entre crianças, entre elas e os adultos e, assim, é tentar
evitar produzir uma interpretação errônea ou inadequada da realidade
investigada. Portanto, apresentamos a epistemologia qualitativa como requisito
essencial para o desenvolvimento desta tarefa e consideramos que a
diversificação e combinação de instrumentos e técnicas podem ajudar a elucidar
hipóteses, questões ou a problemática da pesquisa referente às crianças.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

PEREIRA, Reginaldo Santos; DA CUNHA, Myrtes Dias. A pesquisa na escola com crianças pequenas1: desafios e possibilidades. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], v. 1, n. 8, 2018. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/3161. Acesso em: 4 jul. 2025.