MODOS INDÍGENAS DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO: reflexões introdutórias a partir do povo indígena Kiriri/BA

Authors

  • José Valdir Jesus de Santana
  • Camila Silva de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i21.5617

Abstract

Essa pesquisa tem por objetivos analisar os modos de produção e transmissão de conhecimento e, portanto, das “experiências de aprendizagem” que indígenas Kiriri acionam para se produzirem enquanto coletivo; compreender os sentidos de aprendizagem e do que é importante aprender, seja no que diz respeito aos “conhecimentos indígenas”, quanto aos “conhecimentos escolares” tanto por parte dos adultos quanto das crianças. Trata-se, portanto, de um estudo etnográfico desenvolvido junto a famílias Kiriri que habitam a cidade de Jacobina, Bahia. Nesse texto, especificamente, situamos o debate, a partir de etnografias elaboradas em contexto indígena, que buscam pensar a relação entre produção e circulação de conhecimentos indígenas, em muitos casos mediados pelas próprias crianças desses coletivos.

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Published

2019-09-16

How to Cite

DE SANTANA, José Valdir Jesus; DE OLIVEIRA, Camila Silva. MODOS INDÍGENAS DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO: reflexões introdutórias a partir do povo indígena Kiriri/BA. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 21, 2019. DOI: 10.22481/aprender.i21.5617. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/5617. Acesso em: 4 jul. 2025.

Issue

Section

ARTIGOS