A escola, o fracasso e a psicologia: reflexões à luz da teoria histórico-cultural

Authors

  • Débora Cristina Piotto

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.v0i23.7250

Abstract

A história da participação da psicologia, enquanto ciência e prática profissional, na explicação para o fracasso escolar mostra que ela tem, de maneira geral, contribuído para a manutenção desse fenômeno, ao atribuir as suas causas às crianças pobres e suas famílias. Partindo desse histórico, o objetivo do artigo é discutir aspectos de uma teoria psicológica, a saber, a teoria ou psicologia histórico-cultural, procurando refletir em que medida eles podem fornecer outros modos de entendimento sobre o fracasso escolar, contribuindo também para o seu enfrentamento. Assim, inicialmente, o texto discorre sobre o que se tem denominado de fracasso escolar, fornecendo dados que o caracterizem. Em um segundo momento, discute-se a relação entre fracasso escolar e psicologia, e apresentam-se algumas ideias da teoria histórico-cultural, enfocando suas decorrências para a explicação desse fenômeno. Dessa forma, o artigo está dividido em três partes ao final das quais seguem as considerações finais.

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Published

2020-09-05

How to Cite

CRISTINA PIOTTO, Débora. A escola, o fracasso e a psicologia: reflexões à luz da teoria histórico-cultural. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 23, p. 43–53, 2020. DOI: 10.22481/aprender.v0i23.7250. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/7250. Acesso em: 5 jul. 2025.

Issue

Section

DOSSIÊ: TEMAS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO SOB O ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL