AS VIVÊNCIAS RELIGIOSAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A ESCRITA DE PARECERES: O GÊNERO EM QUESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12341Resumen
Este artigo trata da problematização da escrita dos pareceres descritivos de crianças pequenas em relação à questão de gênero em um Centro Municipal de Educação Infantil, da cidade de Curitiba, a partir das relações entre docência e religião. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de questionários, observação, entrevista e análise dos pareceres entre os meses de agosto e dezembro de 2018. Objetivou-se verificar se a vivência religiosa das professoras influencia nas decisões sobre as escritas. A análise ocorreu a partir de Pierre Bourdieu e Gimeno Sacristán, para as noções de socialização, habitus e docência, além de estudos do campo de gênero na educação e da sociologia da religião. As escritas dos pareceres foram divididas em: ações, preferências e personalidades de meninos e meninas. Os resultados indicam que as noções de gênero internalizadas pelas professoras orientam sua escrita e a concepção binária de gênero tradicionalmente aceita pela sociedade foi mais evidente nas professoras com uma vivência mais institucionalizada com a religião. Por fim, a visão dos papeis de mulheres e de homens, influenciada pela religião, interfere nas visões de como enxergam as meninas e os meninos na instituição e precisam ser reveladas para contribuir nesse processo de socialização profissional.
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