EDUCAÇÃO E RELIGIOSIDADE: FUNDAMENTOS INTERDISCIPLINARES NA GESTÃO DE CONFLITOS INTERPESSOAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12304

Resumen

RESUMO: O sentimento religioso corresponde à experiência do sujeito em suas buscas por uma amorosa realização consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com o mistério divino. Ao pensarmos no sentido formativo desse humano, interfaces da religiosidade, da psicologia e da pedagogia nos remetem aos deleites e conflitos presentes no desenvolvimento intrapessoal e relacional. Diante desse desafio, o presente artigo se propõe a refletir sobre o humano e sua formação interdisciplinar em busca de competências e habilidades para gestão de conflitos interpessoais. A pesquisa, qualitativa e bibliográfica, tem bases conceituais em: Edith Stein (2002, 2003, 2004, 2005, 2007); Piaget (1977, 1994); Lévinas (2010); La Taille (1999, 2009); entre outros. Conclui-se que educação e religiosidade, em interdisciplinaridade com a Psicologia e com a Pedagogia, podem se unir no desafiador processo de resolver conflitos interpessoais.

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Publicado

2023-06-28

Cómo citar

CREPALDI-SOUZA, Jacqueline; FERREIRA, Soraya Cristina Dias. EDUCAÇÃO E RELIGIOSIDADE: FUNDAMENTOS INTERDISCIPLINARES NA GESTÃO DE CONFLITOS INTERPESSOAIS. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 29, p. 222–239, 2023. DOI: 10.22481/aprender.i29.12304. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/16157. Acesso em: 7 jul. 2025.