O ENSINO RELIGIOSO COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E POSSIBILIDADES DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA BAIXADA FLUMINENSE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12251

Resumen

Dentre variados setores desafiados, a Educação Básica, oferecida pelas escolas públicas municipais e estaduais, pode ser instada a desempenhar um papel primordial no combate a toda forma de discriminação e intolerância, contribuindo de maneira fundamental para a construção de uma cultura de paz e particular na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, cenário de múltiplas necessidades e desafios políticos e sociais. Mas, de que tipo de educação e prática educativa ter-se-ia em vista para esse fim? Haveria uma área de conhecimento e/ou componente curricular que viabilizasse essa construção? O entendimento do presente artigo é que a educação praticada em perspectiva intercultural, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconiza em relação a Área de Conhecimento e Componente Curricular do Ensino Religioso, atenderia esse propósito junto às redes públicas de educação da região. Um ensino calcado no princípio democrático, na tolerância e consciência cidadã no contexto da Baixada Fluminense. PALAVRAS-CHAVE: Educação intercultural. Ensino religioso. Baixada Fluminense. Tolerância religiosa. Cultura de paz.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-06-28

Cómo citar

PEREIRA, Gerson Lourenço. O ENSINO RELIGIOSO COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E POSSIBILIDADES DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA BAIXADA FLUMINENSE. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 29, p. 79–94, 2023. DOI: 10.22481/aprender.i29.12251. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/16166. Acesso em: 7 jul. 2025.