In(ex)clusão e (des)igualdade na escola: leituras sobre o preconceito racial
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15167Resumen
O artigo analisa as causas do fracasso escolar de alunos negros e pardos como resultante da estigmatização e práticas educacionais discriminatórias, bem como a influência das teorias racistas sobre as mesmas indicando a persistência da desigualdade racial no Brasil. Para tal análise realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, no interior de uma perspectiva sociohistórica, concluindo que, apesar das políticas voltadas ao enfrentamento do racismo fincado na sociedade brasileira, as desigualdades raciais permanecem expressivamente justificando a ênfase na formação de professores para a docência na educação básica voltada ao enfrentamento do preconceito étnico.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.