O ensino superior em Direito no Brasil: cenários, perspectivas e principais desafios

Autores/as

  • Eduardo Manuel Val
  • Graciela Hopstein

Palabras clave:

Brasil., Ensino superior. Direito, Qualidade de ensino

Resumen

Este trabalho tem a finalidade de analisar o cenário do ensino
superior em Direito no Brasil, no contexto da dinâmica de expansão quantitativa
iniciada a partir da década de 90. Trata-se de um curso que nos últimos 20
anos verificou um significativo crescimento em termos de demanda, oferta
institucional, e matrícula. Porém, a expansão quantitativa dos cursos de Direito
não foi acompanhada de dinâmicas qualitativas, especificamente no que diz
respeito à formação oferecida nos diversos cursos, e em nível de qualificação
e desempenho do corpo docente.

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Cómo citar

VAL, Eduardo Manuel; HOPSTEIN, Graciela. O ensino superior em Direito no Brasil: cenários, perspectivas e principais desafios. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], v. 1, n. 12, 2014. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/3111. Acesso em: 3 jul. 2025.