Autorité, pouvoir et obéissances dans un foyer pour adolescents
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.v0i22.6071Palabras clave:
psicanálise, instituição, autoridade, educadores, obediência, atuaçãoResumen
Autoridade, poder e obediência se interpenetram na educação de adolescentes institucionalizados em um lar para jovens difíceis. De acordo com os momentos da instituição e o posicionamento dos vários protagonistas, as articulações desses vários elementos são postas de forma diferente e produzem certos efeitos. A passagem ao ato de um educador sobre um adolescente ocorre em um contexto de subjugação a um poder de dominação que não dá espaço à ação educacional não autoritária. O processo de desvinculação externa em andamento na instituição poderia ser reproduzido e internalizado pelo educador? O que a passagem ao ato pode testemunhar?
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-12-31
Cómo citar
DARNE, Sophie. Autorité, pouvoir et obéissances dans un foyer pour adolescents. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 22, p. 62–71, 2019. DOI: 10.22481/aprender.v0i22.6071. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/6071. Acesso em: 3 jul. 2025.
Número
Sección
ARTIGOS