SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E FAMÍLIA
Palavras-chave:
Habitus, Estratégia, Educação, FamíliaResumo
Este artigo se refere às inter-relações estabelecidas entre sociedade,
educação e família à luz dos conceitos de habitus e estratégia, delineados na
Sociologia de Pierre Bourdieu. Tem um caráter teórico-conceitual, pois propõe
discussão com vários pesquisadores da área de família. De um lado, permite
delinear a educação como sinônimo de sociabilidade, fundamentando o
consenso sobre o sentido do mundo social. Por outro lado, fixa o conceito de
família desatrelado dos pólos de ruptura entre as supostas família tradicional e
família contemporânea. O trabalho de instituição da família é decorrente dos
processos concomitantes de construção e de dissolução da educação, por sua
vez, à mercê das disposições do habitus e da lógica das estratégias.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SILVEIRA, Ivana Teixeira. SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E FAMÍLIA. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], v. 2, n. 7, 2014. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/3213. Acesso em: 2 jul. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS