O Conceito de Mediação na Teoria Histórico-Cultural e as Práticas Pedagógicas

Autores/as

  • Maria Aparecida Mello

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.v0i23.7317

Resumen

Atualmente, a palavra “mediação” tornou-se, de certa forma, comum nas conversas em reuniões
pedagógicas e em pesquisas na área da Educação. O termo normalmente é empregado como uma das
atribuições de professoras e professores. A mediação nestes casos é interpretada como se fosse uma “ponte”
entre a criança e os conteúdos escolares. Mas, será que realmente esse conceito filosófico tem o significado de
elo entre dois extremos que de outra forma seria intransponível? O objetivo deste artigo é discutir esse conceito
a partir da Teoria Histórico-Cultural, bem como relacioná-lo ao desenvolvimento de aprendizagens escolares e,
portanto, sua função nas práticas pedagógicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-09-05

Cómo citar

APARECIDA MELLO, Maria. O Conceito de Mediação na Teoria Histórico-Cultural e as Práticas Pedagógicas. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 23, p. 72–89, 2020. DOI: 10.22481/aprender.v0i23.7317. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/7317. Acesso em: 5 jul. 2025.

Número

Sección

DOSSIÊ: TEMAS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO SOB O ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL