A significação e a presença da criança na linguagem (La signification et la présence de l’enfant dans le langage)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v13i1.1284Palabras clave:
Aquisição da linguagem, Capacidade simbólica, SignificaçãoResumen
Este estudo trata da passagem da criança de não falante a falante de uma língua como uma experiência única, que registra uma especificidade humana, a capacidade simbólica, base da significação e lugar de integração do homem à linguagem. Considerando a aquisição da linguagem como a face mais aparente da função simbólica no homem, parte-se do pressuposto de que o homem nasce na cultura e de que a linguagem, integrante desse mundo-cultura, é inseparável da condição humana. Portanto, defende-se que a dimensão simbólica permite à criança fazer a passagem da natureza à cultura e marca a sua presença e história na língua\linguagem.
PALAVRAS-CHAVE: Aquisição da linguagem. Capacidade simbólica. Significação.
RÉSUMÉ
Cette étude traite du passage de l’enfant de non parlant à parlant d’une langue comme une expérience unique qui enregistre une spécificité humaine, la capacité symbolique, base de la signification et lieu d’intégration de l’homme au langage. Tenant en compte l’acquisition du langage comme la face la plus apparente de la fonction symbolique dans l’homme, on part du présupposé que l’homme naît dans la culture et que le langage, partie intégrante de ce monde-culture, est inséparable de la condition humaine. On défend donc que la dimension symbolique permet à l’enfant de faire le passage de la nature à la culture et marque sa présence et son histoire dans la langue\langage.
Mots-clés : Acquisition du langage. Capacité symbolique. Signification.
Descargas
Citas
BENVENISTE, Émile (1966). Problemas de linguística geral I. Campinas: Pontes, 1988.
______. (1974). Problemas de linguística geral II.Campinas: Pontes, 1989.
DESSONS, Gérard. Émile Benveniste: l´inventions du discours. Éditions in Press: Paris, 2006.
DOLLE, Jean-Marie. “Linguagem e pensamento”. In: MONTOYA, Adrián Oscar Dongo (Org.) et al. Jean Piaget no século XXI: escritos de epistemologia e psicologia genéticas. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2011. (p. 99-118).
JAKOBSON, Roman. Por que “mama” e “papa”? In: Fonema e fonologia. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1967. (Tradução: Joaquin Mattoso Câmara Junior).
JERUSALINSKY, Alfredo. Saber falar: como se adquire a língua? Petrópolis: Vozes, 2008.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Psicologia e pedagogia da criança: curso da Sorbonne 1949-1952. Martins Fontes: São Paulo, 2006. (Tradução: Ivone C. Benedetti).
ONO, Aya; SILVA, Carmem Luci da Costa; MILANO, Luiza. Sobre as relações entre a linguagem e o homem: caminhos de leitura em Émile Benveniste (entrevista). Calidoscópio, São Leopoldo, v. 13, n. 2, 2014. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.122.13/4244. Acesso em: 04 abril 2015.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. (Tradução: Álvaro Cabral e Christiano Oiticica).
SANTO AGOSTINHO. Confissões. Nova Cultural: São Paulo, 1996. (col. Os pensadores). (Tradução: J. Oliveira Santos; A. Ambrósio de Pina).
SILVA, Carmem Luci da Costa. A criança na linguagem: enunciação e aquisição. São Paulo: Pontes, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Estudos da Língua(gem) está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional.
Los autores que publican en el periódico Estudios de la Lengua (g) concuerdan con los siguientes términos:
La revista Estudios del Lenguaje mantiene los derechos de autor de las contribuciones publicadas. Estos derechos incluyen la publicación de la contribución y pondrá a disposición su contenido gratuitamente a través del portal