Estratégias anafóricas em redações escolares: uma proposta de ensino por meio de sequência didática (Anaphoric strategies in essays: a teaching proposal through a didactic sequence)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v22.13370Resumen
Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência didática com estratégias de referenciação textual no processo de produção de redações escolares no modelo Enem. Para isso, foi feito um estudo em caráter quali-quantitativo, de natureza aplicada, adotando-se o modelo de sequência didática. A pesquisa foi realizada em uma turma de 1º ano do Ensino Médio brasileiro e possibilitou a análise comparativa de textos produzidos em fase inicial e em fase final da intervenção proposta. Os resultados apontam uma evolução significativa no uso de processos anafóricos na produção escrita dos estudantes, evidenciando o papel coesivo da referenciação textual na construção da coerência e na projeção discursivo-argumentativa dos textos. Dessa forma, nota-se que os mecanismos anafóricos de retomada e de recategorização de objetos de discurso no plano textual, trabalhados de forma modularizada, contribuem para o uso reflexivo da língua e atuam como recursos de primeira importância na construção de sentidos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Estudios del lenguaje

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Estudos da Língua(gem) está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional.
Los autores que publican en el periódico Estudios de la Lengua (g) concuerdan con los siguientes términos:
La revista Estudios del Lenguaje mantiene los derechos de autor de las contribuciones publicadas. Estos derechos incluyen la publicación de la contribución y pondrá a disposición su contenido gratuitamente a través del portal