NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO: (RE)CONHECENDO ALUNOS COM SUAS HISTÓRIAS DE VIDA

Autores/as

  • Giêdra Ferreira Cruz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumen

Este artigo apresenta o uso de narrativas de aprendizagem como importante recurso didático. Muitos pesquisadores (PAIVA, 2005; DEACON et al., 2006; MOTA, 2012; LIMA, 2012; CRUZ, 2015) têm enfatizado a importância de ouvir a voz do aluno como forma de melhor compreender o complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas. Dessa forma, o uso de narrativas como material didático pode ajudar o aluno e o professor. O aluno, no sentido de ao escrever se tornar mais crítico-reflexivo sobre a sua própria aprendizagem; e o professor, a (re)conhecer e, consequentemente, aproximar-se dos seus alunos. Com essa aproximação, o planejamento das aulas pode ser direcionado para as reais necessidades desses alunos, proporcionada pela interação entre esses atores sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Giêdra Ferreira Cruz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Publicado

2018-03-08