O reggae em São Luís: identidade cultural e o surgimento da Jamaica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v7.e2023.e11964Palavras-chave:
Reggae, Identidade Cultural, Jamaica Brasileira, São Luís, MaranhãoResumo
O presente artigo discute a chegada e consolidação do reggae em São Luís. Constata-se que São Luiz é o território fora da Jamaica onde o gênero musical mais faz sucesso, tendo incorporado pela sua população, principalmente por negros, uma série de hábitos particulares durante a apropriação do reggae jamaicano, deste modo, o regueiro de São Luís criou laços únicos com o ritmo jamaicano e essa relação perdura até os dias atuais. Estes aspectos contribuíram para que São Luís fosse concebido como ‘Jamaica Brasileira’. O objetivo da pesquisa é analisar a relação do reggae com a população ludovicense, suas particularidades e simbolismos. Como resultados, identificou-se que a relação sociedade e reggae existente em São Luís possuem singularidades, que expressam aspectos históricos, culturais, raciais e de resistência.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Elaine Peixoto. O reggae ludovicense: uma leitura do seu sistema léxico semântico.
Revista Philologus – Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos – Ano 10,
Número 28, Rio de Janeiro: CiFEFil, 2004.
BRASIL, Marcus Ramúsyo de Almeida. O reggae no Maranhão: sociologia da cultura e
produção simbólica. Aurora Revista de Arte, Mídia e Política, n. 12, p. 88-101, 2011.
MORAIS, Maria do Carmo Lima. A invenção da expressão “Jamaica brasileira”. Revista
Cambiassu, São Luís, ano, v. 18, p. 126-141, 2008.
MORAIS, Maria do Carmo Lima; ARAÚJO, Patrícia Carla Viana. O reggae, da Jamaica ao
maranhão: presença e evolução. In: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 4.,
, Salvador. IV Encontro... Salvador: ENECULT, 2008. Disponível em:
<http://www.cult.ufba.br/enecult2008/14539.pdf >. Acesso realizado em agosto de 2021.
O IMPARCIAL. Quinta do Reggae é suspensa temporariamente no Centro Histórico. 2019.
Disponível em: https://oimparcial.com.br/entretenimento-e-cultura/2019/08/quinta-doreggae-e-suspensa-temporaria-no-centro-historico/> Acesso realizado em agosto de 2021.
PENHA, Talita Lima. Reggae, Identidade Cultural e Atividade Turística de São Luís do
Maranhão. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia). Universidade de Brasília,
SANTOS, Fábio Abreu. Produção e consumo do reggae das radiolas em São Luís/MA:
significados, simbolismo e aspectos mercadológicos. 245 f. Dissertação (Mestrado).
Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal.
São Paulo: Record. 2000.
SILVA, Carlos Benedito Rodrigues da. Da terra das primaveras à ilha do amor: reggae, lazer
e identidade cultural. São Luis: Editora EDUFMA, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Geopauta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY, que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
A Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
A Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.