Distribuição espaço-temporal das salas de cinema no bairro de Copacabana, Rio de Janeiro (1909-2021)
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v8.e2024.e14201Keywords:
Salas de cinemas, Copacabana, Rio de Janeiro, Espaço urbanoAbstract
No presente trabalho, a partir de uma análise da sala de cinema como uma forma urbana passível de ser compreendida a partir de seus aspectos locacionais, foi investigado como se deu a distribuição espaço-temporal das salas de Copacabana ao longo do período da atividade no bairro (1909-2021) e como foi a sua trajetória. Para isso foi levantado as características dos cinemas de Copacabana (tempo de atividade, capacidade e localização) a partir dos dados obtidos no catálogo de Gonzaga (1996) e dados adicionais do acervo hemerográfico da Biblioteca Nacional. Com isso, foi construída uma periodização da atividade de exibição cinematográfica no bairro e foi analisado os eixos pelo qual esta se concentrou espacialmente.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Geopauta

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY, que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
A Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
A Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.