El uso intensivo de las redes sociales y La reestructuración em el ambiente de trabajo de empresas de una ciudad media de Bahia
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v1i2.2271Palabras clave:
Cidade média; Reestruturação produtiva; Redes sociaisResumen
Esta investigación objetivó averiguar La reestructuraciónenel ambiente de trabajo de empresas de una ciudad media, a partir del uso más intensivo de las redes sociales. En términos metodológicos, para el artículo encuestión se utilizó de investigaciones de naturaleza exploratoria y descriptiva, com abordaje cuantitativo. La estrategia para La recolección de datos se basó em La investigación de campo, com La participación de empresas de segmento de venta de confección, en Vitória da Conquista, la segunda ciudad más importante del Estado de Bahia. Se constató que el 86,67% de los casos son los propios funcionarios que se encargan de implantar lagestión de las redes sociales, quedando evidenciado um proceso de adaptación de los funcionarios a La realidad impuesta por los nuevos recursos tecnológicos em el ámbito de las redes sociales.
Descargas
Citas
ANTUNES, Ricardo (org.) Riqueza e miséria no trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 1999.
BANA, Fátima A. E-commerce e o pós-vendas. São Paulo, 2013. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/e-commerce-e-o-pos-vendas/69906/>. Acesso em: 17 mar. 2017.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
CIRIBELI, João P.; PAIVA, Victor H. P. Redes e mídias sociais na internet: realidades e perspectivas de um mundo conectado. Belo Horizonte, Meridional, v. 13, n. 12. 2011.
ECMETRICS - Social Media Solutions. Perfil do brasileiro nas mídias sociais. Estudo Inédito. 1º semestre, 2011. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/eCMetricsBrasil/perfil-dobrasileironasmidiassociais-6906660>. Acesso em: 16 abr. 2017.
FERREIRA, Afonso. Consultor mostra 7 perfis de consumidor nas redes sociais. São Paulo. 2013. Disponível em: <http://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2013/12/31/consultor-mostra-os-7-tipos-de-perfil-de-consumidor-nas-redes-sociais.htm>. Acesso em: 18 jul. 2017.
FONSECA, Virginia Pradelina da Silveira. O jornalismo no conglomerado de mídia: reestruturação produtiva sob o capitalismo global. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação). 2005, 350 f. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre – RS, 2005.
FURLAN, Bruno; MARINHO, Bruno. Redes sociais coorporativas. Instituto Desenvolve T.I. Paraná, 2014. Disponível em: <http://www.desenvolveti.com.br/docs/DesenvolveTIE-BookRedesSociaisCorporativas.pdf>.Acesso em: 19 abr. 2017.
GUATTARI, Félix. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1986.
GUIMARÃES, Fabiana Aguiar de O. Redes sociais e suas contradições: espaço de disputa ideo-política. Dissertação (Mestrado em Serviço Social). 2007, 167 f. Faculdade de Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Grande do Sul, Porto Alegre, 2007
HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand, 2004.
HOBSBAWN, Eric. Mundo do trabalho. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
JOHANN, Anthony. Análise da concorrência nas redes sociais. Rio Grande do Sul, 2011. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/analise-da-concorrencia-nas-redes-sociais/57221/>. Acesso em: 12 abr. 2017.
MAGOWEB Marketing digital. Mídias sociais: conhecendo, aplicando e monitorando. Entenda como você pode trabalhar e monitorar mídias sociais, com foco no Twitter e Facebook. Disponível em: <https://www.dropbox.com/s/wfxk6bbqnmgnp38/midias-sociais-conhecendo-aplicando-e-monitorando.pdf>. Acesso em: 29 mai. 2017.
MARIANO, Luiz Otávio. O papel das redes sociais na estratégia jurídica.Disponível em: <http://www.dcmsestrategia.com.br/redes-sociais-no-estrategia-juridico/>. Acesso em: 04 out. 2017.
OLIVEIRA, F. de. Crítica à razão dualista/O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003.
PEREIRA, Gustavo. Métrica para mídias sociais: um mar de possibilidade parte I. Rio de Janeiro. Dinamize. 2011.
PIZA, Mariana V. O fenômeno Instagram: considerações sob a perspectiva tecnológica. Universidade de Brasília. Instituto de Ciências Sociais. Departamento de Sociologia. Brasília, 2012. Disponível em: <http://bdm.bce.unb.br/bitstream/10483/3243/1/2012_MarianaVassalloPiza.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2017.
PORTO, Camila.Facebook marketing: engajamento para transformar fãs em clientes. Paraná. Projeto Gráfico: Ramon Campos. 2014. Disponível em: <http://transformefasemclientes.com.br/ebook/Ebook-Facebook-Marketing.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2014.
QUINTANILHA, Pedro. Aprenda a trabalhar com mídias sociais em quatro semanas.Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: <http://www.pedroquintanilha.com.br/ebook-midias-sociais/aprenda-a-trabalhar-com-midias-sociais-em-4-semanas.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2017.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na internet. Porto alegre. Meridional Ltda, 2009.
SANTIAGO, André. O uso corporativo da Web 2.0 e seus efeitos no relacionamento com o consumidor. Faculdade de Informática e Administração Paulista. São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.bookess.com/read/3110-o-uso-corporativo-da-web-20-e-seus-efeitos-no-relacionamento-com-o-consumidor/>. Acesso em: 29 abr. 2017.
SANTOS, Natanael. As redes sociais mais usadas. Natanael Oliveira: seja encontrado e aumente suas vendas. Rio de janeiro, 2014. Disponível: <https://www.natanaeloliveira.com.br/redes-sociais-mais-usadas/>. Acesso em: 18 jun. 2017.
SILVA, Tarcízio. et al. Para entender o monitoramento de mídias sociais.versão 1.0. Bookess. Janeiro, 2012.
SPYER, J.; FERLA L. A.; PAIVA M.; AMORIM F. Twitter: você já aprendeu em uma mesa de bar. Talk2. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012578.pdf>. Acesso em: 02 mai 2014.
THOMPSON, John. A ideologia e cultura moderna: uma teoria social da mídia. 2. ed. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 1999.
TORRES, Cláudio. Guia prático de marketing na internet para pequenas empresas. 2010. Disponível em: <http://www.claudiotorres.com.br/mktdigitalpequenaempresa.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2017.
YIN, Robert K; trad. Daniel Grassi. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Geopauta

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY, que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
A Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
A Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.