Pirámide de vegetación como base para el estudio biogeográfico en la microrregión Boquim / SE
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v3i3.5825Palabras clave:
Paisagem. Biogeografia. Dinâmica SocioambientalResumen
A estruturação do artigo tem como pressuposto a importância da natureza para a sociedade, posto que esta relação tem gerado impactos, descontrole e desequilíbrio. O objeto central considera a análise da vegetação em sua composição da Microrregião de Boquim-SE, considerando as unidades de paisagem, suas características biofísicas, aptidão territorial e manifestações culturais. É parte de uma tese de doutoramento. Por fim considera-se operacional a construção de pirâmides de vegetação, como amostra de análise para avaliar evolução, equilíbrio, progressão e regressão dos estratos em dinâmica com o solo, exposição solo clima, declividade, geologia e ação antrópica. Enfim, base de compreensão da dinâmica ambiental regional
Descargas
Citas
BERTRAND G. Pour une étude géographique de lá végetation R.G.P.S. – O. Fasc, 2 ed. p. 129-143,1966.
BRAUN-BLANQUET, J. (1979) - Fitossociologia. Bases para el estudio de las comunidades vegetales. Ed. Blume. Madrid.
FORZZA, R.C., et al. Bromeliaaceae. In: Lista de espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2014. http// floradobrasil.jbgj.gov.br/2012/FB000066, (acesso em 01-02-2018).
FROLOVA, Marina; BERTRAND, Georges. Geografía y Paisaje. In: IERNAUX, Daniel; LINDÓN, Alicia (Org.). Tratado de Geografia Humana. Anthropos Editorial. México, 2006.
GONÇALVES, Diogo Laercio, et al. Análise da estrutura vegetal a partir da representação cartográfica com uso de pirâmides de vegetação. XI-ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE. Anais [....] Presidente Prudente/SP. 2015. http://www.enanpege.ggf.br/2015/anais/arquivos/15/445.pdf. Acesso em 12/04/2018.
MARTINS, F. R. Fitossociologia de Floresta no Brasil um Histórico Bibliográfico. Pesquisas – Série Botânica 40. São Paulo, 1989. MARTINS, S. V. Recuperação de Matas Ciliares. In: Martins, S. V.; Vieira, E. A. (Eds.). Aprenda fácil. Viçosa, 2001.
MORI, S. A. et al. Comparation and structure of an eastern Amazonian forest at Camapi, 1989.
PASSOS, Messias Modesto dos. Biogeografia e Paisagem. 2.ed. Presidente Prudente/SP: PPGE, 2003.
SILVA, Alda Lisboa de Matos. Estruturação socioambiental na microrregião de Boquim/SE Tese (Doutorado em Geografia) São Cristóvão Sergipe 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Geopauta

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY, que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
A Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
A Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.