Comportamiento del consumidor: un estudio compartativo de (in) satisfacción entre el comercio tradicional y el Shopping Conquista Sur
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v1i2.2276Palabras clave:
Consumo; Índices; Satisfação.Resumen
El objetivo de este artículo es conocer el comportamiento del consumidor y la satisfacción en el consumo, teniendo como unidad espacial de análisis el comercio tradicional y Shopping Conquista Sul en Vitória da Conquista-Bahia. El método elegido es ecléctico y consiste en una variada lectura en libros, artículos, tesis y periódicos. Contiene un estudio cuantitativo-descriptivo, también cualitativo y documental. Los análisis fueron confirmados por pruebas de significancia, confiabilidad y también medidas de dispersión y tendencia central. Se descubrió que los mayores índices de satisfacción del consumidor fueron para con el Shopping, teniendo como mejores predictores de consumo: la infraestructura física (aparcamiento, seguridad, climatización y entretenimiento) y como peor atributo los altos precios. El Centro comercial tuvo como mejores predictores: Variedad de productos y servicios, tradicionalismo, equipamientos públicos y buenos precios. Para el Barrio Brasil, fueron: Bairrismo, buena vecindad, barrio de domicilio y cosmética pública favorable.
Descargas
Citas
ENGEL, J. F.; KOLLAT, D. T.; BLACKWELL, R. D. The Influence of Social Stratification on Consumer Behaviour Social Class. In Consumer Behaviour. New York, 1968, p.263-308, 1968.
FISHBEIN, Martin; AJZEN, Icek. Understanding attitudes and predicting social behavior. New Jersey: Prentice Hall; 1975.
FOXALL, Gordon R. The Psychological Basis of Marketing. In: Marketing
Theory – A Student Text, London: Thomson Learning, 2006, p. 86-101.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Atlas do Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.
JOHNSON, M.; ANDERSON, E.; FORNELL, C. Rational and Adaptative Performance Expectations in a Customer Satisfaction Framework. Journal of Consumer Research, v. 21, p. 695-707, march 1995.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
______. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo: Atlas, 1995.
LACERDA, Tales Sarmento. Teorias da Ação e o Comportamento do Consumidor: Alternativas e Contribuições aos Modelos de Fishbein e Ajzen. Anais do 31º ENANPAD - Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Rio de Janeiro, set. 2007.
OLIVER, R. L. A cognitive model of the antecedents and consequences of satisfaction decisions. Journal of Marketing Research. v. 17, p. 460–469, 1980.
______. Measurement and Evaluation of Satisfaction Processes in Retailing Settings. Journal of Retailing, v. 57, n. 3, 1981, p. 25-48.
______. Journal of Retailing, v. 80, n. 3, 1997, p15-29.
______. Cognitive, affective, and attribute bases of the satisfaction response. Journal of Consumer Research, v. 20, p. 418–430, 1993.
PINTO, Marcelo de Rezende; LARA, José Edson. A Pesquisa na Área do Comportamento do Consumidor: Uma Análise da Produção Acadêmica Brasileira Entre 1997 e 2006. Anais do 31ºENANPAD - Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Rio de Janeiro, set.2007.16p.
SANDALL, Hugo Leonardo Póvoa; OLIVEIRA-CASTRO, Jorge Mendes de Neto. Aproximação de Lojas em um Shopping Center: Análise do Comportamento do Consumidor e a Influência de Diferenciação de Marca e Localização sobre Taxas de Conversão: Anais do 31º ENANPAD - Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Rio de Janeiro, set.2007. 16p.
SOLOMON, M.R. O Comportamento do Consumidor. Porto Alegre: Bookman, 2002.
STEVENSON, William J. Estatística Aplicada à Administração. Trad. Alfredo Alves de Farias. São Paulo: Ed. Harper e Row do Brasil, 1981.
YI, S., FABER, R. Impulse buying: its relations to personality traits and cues. Advances in Consumer Research, v. 27, p. 179-186, 1981.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Geopauta

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY, que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
A Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
A Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.