Sea un Profesor de Geografía: divagaciones, acciones y reflexiones
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v3i4.5955Palabras clave:
Geografía, identidad docente, educación continuaResumen
Este artículo pretende compartir las reflexiones de los autores que desarrollan estudios en Geografía, educación docente y calidad de la educación combinados con divagaciones y experiencias profesionales del autor con respecto a la identidad del profesor de Geografía, la formación inicial en Geografía, así como experiencias de educación continua en CECEMCA / UNESP (2004 - 2009). Entre los desafíos planteados al lector, a la luz de las discusiones presentadas en el texto, está pensar en la forma en que se ha llevado a cabo la formación inicial de docentes en las universidades, sugiriendo acciones integradas de disciplinas, acciones pedagógicas continuas que involucran sistemas educativos y universidades y la propuesta de formación continua del profesorado basada en el intercambio de experiencias entre compañeros y las necesidades de los docentes y de las escuelas.
Descargas
Citas
COE, R.; ALOISI, C.; HIGGINS, S.; MAJOR, L.E. What makes great teaching? Rewiew of the underpinning research. Durham, Center of Evaluation and Monitoring, 2014. 57p.
FREITAS, M.I.C. A Cartografia no Ensino Básico: Experiências em cursos de formação continuada de professores. Tese de Livre Docência. IGCE/Unesp, 2011. 191p.
KAERCHER, N.A; TONINI, I.M. Artesania, felicidade, empatia: assuntos não geográficos para o estagiário de Geografia construir sua identidade docente. Revista Geographia Meridionalis. v. 03, n. 02/Out/2017. Pelotas: 2017. p. 251–273. Disponível em: < https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Geographis/article/view/11864/7785> Acesso em: 09/12/2019.
LOPES, C. S.; PONTUSCHKA, N. N. O conhecimento pedagógico do conteúdo na prática profissional de professores de geografia. GEOUSP – Espaço e Tempo. v.19, n.1, p. 076 - 092, São Paulo: 2015.
MARANGON, C.; BENCINI, R. Bernard Charlot: O conflito nasce quando o professor não ensina. Nova Escola, s.p., 01 out. 2006. São Paulo: 2006. Disponível em: < https://novaescola.org.br/conteudo/871/bernard-charlot-o-conflito-nasce-quando-o-professor-nao-ensina>
MICHAELIS... Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Ed. Melhoramentos, 2019. (on line) Disponível em: < https://michaelis.uol.com.br> Acesso em: 09/12/2019.
RODRIGUES, C. O que faz o bom professor. Carta Capital, s.p., 27 jul. 2015. São Paulo: 2015. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/educacao/o-que-faz-o-bom-professor/>. Acesso em: 09/12/2019.
SARAIVA, M.; PONTE, J. P. O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Quadrante, 12(2), 25-52. Lisboa: 2003. Disponível em: < https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/3077/1/03-Saraiva-Ponte%28Quadrante%29.pdf>. Acesso em: 09/12/2019.
STIVANIN, N.F.; ZANCHET, B.M.B.A. Programas de inserção à docência: percepções de professores universitários. Rev. Docência Ens. Sup., v.5, n.1, p.67-90. Belo Horizonte: 2015. Disponível em: < https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1972/1314> Acesso em: 09/12/2019.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Tradução: Francisco Pereira, 11 ed. Petrópolis: Editora Vozes Ltda, 2010. 325p.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Pró-Reitoria de Extensão Universitária. Programa do Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental. Relatório de Atividades CECEMCA/UNESP: 2008 – 2009. São Paulo: PROEX, 2010. 264p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Geopauta

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY, que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
A Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
A Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.