COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO COMPARTATIVO DA (IN)SATISFAÇÃO ENTRE O COMÉRCIO TRADICIONAL E O SHOPPING CONQUISTA SUL
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v1i2.2276Palavras-chave:
Consumo; Índices; Satisfação.Resumo
O objetivo deste artigo é conhecer o comportamento do consumidor e a satisfação no consumo, tendo como unidade espacial de análise o comércio tradicional e o Shopping Conquista Sul em Vitória da Conquista - Bahia. O método escolhido é eclético e consistem em uma variada leitura em livros, artigos, teses e jornais. Contém um estudo quantitativo-descritivo, também qualitativo e documental. As análises foram confirmadas por testes de significância, confiabilidade e também medidas de dispersão e tendência central. Descobriu-se que os maiores índices de satisfação do consumidor foram para com o Shopping, tendo como melhores preditores de consumo: a infraestrutura física (estacionamento, segurança, climatização e entretenimento) e como pior atributo os altos preços. O Centro comercial teve como melhores preditores: Variedade de produtos e serviços, tradicionalismo, equipamentos públicos e bons preços. Já para o bairro Brasil, foram: Bairrismo, boa vizinhança, bairro de domicílio e cosmética pública favorável
Downloads
Referências
ENGEL, J. F.; KOLLAT, D. T.; BLACKWELL, R. D. The Influence of Social Stratification on Consumer Behaviour Social Class. In Consumer Behaviour. New York, 1968, p.263-308, 1968.
FISHBEIN, Martin; AJZEN, Icek. Understanding attitudes and predicting social behavior. New Jersey: Prentice Hall; 1975.
FOXALL, Gordon R. The Psychological Basis of Marketing. In: Marketing
Theory – A Student Text, London: Thomson Learning, 2006, p. 86-101.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Atlas do Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.
JOHNSON, M.; ANDERSON, E.; FORNELL, C. Rational and Adaptative Performance Expectations in a Customer Satisfaction Framework. Journal of Consumer Research, v. 21, p. 695-707, march 1995.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
______. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo: Atlas, 1995.
LACERDA, Tales Sarmento. Teorias da Ação e o Comportamento do Consumidor: Alternativas e Contribuições aos Modelos de Fishbein e Ajzen. Anais do 31º ENANPAD - Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Rio de Janeiro, set. 2007.
OLIVER, R. L. A cognitive model of the antecedents and consequences of satisfaction decisions. Journal of Marketing Research. v. 17, p. 460–469, 1980.
______. Measurement and Evaluation of Satisfaction Processes in Retailing Settings. Journal of Retailing, v. 57, n. 3, 1981, p. 25-48.
______. Journal of Retailing, v. 80, n. 3, 1997, p15-29.
______. Cognitive, affective, and attribute bases of the satisfaction response. Journal of Consumer Research, v. 20, p. 418–430, 1993.
PINTO, Marcelo de Rezende; LARA, José Edson. A Pesquisa na Área do Comportamento do Consumidor: Uma Análise da Produção Acadêmica Brasileira Entre 1997 e 2006. Anais do 31ºENANPAD - Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Rio de Janeiro, set.2007.16p.
SANDALL, Hugo Leonardo Póvoa; OLIVEIRA-CASTRO, Jorge Mendes de Neto. Aproximação de Lojas em um Shopping Center: Análise do Comportamento do Consumidor e a Influência de Diferenciação de Marca e Localização sobre Taxas de Conversão: Anais do 31º ENANPAD - Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Rio de Janeiro, set.2007. 16p.
SOLOMON, M.R. O Comportamento do Consumidor. Porto Alegre: Bookman, 2002.
STEVENSON, William J. Estatística Aplicada à Administração. Trad. Alfredo Alves de Farias. São Paulo: Ed. Harper e Row do Brasil, 1981.
YI, S., FABER, R. Impulse buying: its relations to personality traits and cues. Advances in Consumer Research, v. 27, p. 179-186, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Geopauta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY, que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
A Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
A Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.