A PRAÇA MORENA BELA NA CIDADE DE SERRINHA-BA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PAISAGEM URBANA
UNA REFLEXIÓN A PARTIR DEL PAISAJE URBANO
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v2i1.2732Palavras-chave:
Espaço público. Paisagem. Praça.Resumo
A paisagem, o horizonte que nos é apresentado cuja visão consegue abarcar, faz parte do nosso cotidiano. Descrever a paisagem é insuficiente e faz-se necessário revelar as suas entrelinhas. Sendo a praça um espaço público, mais especificamente das praças, temos, pois, o In loco da ação coletiva, das inúmeras subjetividades, funcionalidades e seu papel no cenário urbano da cidade. Eis a Praça Morena Bela da cidade de Serrinha, objeto de estudo deste trabalho vista sob o olhar revelador da paisagem – categoria de análise da Geografia. Este trabalho revisou a literatura acerca de paisagem e praça com a finalidade de estudar os processos sócioespaciais que resultaram na atual configuração da Praça Morena Bela, atualizando novas impressões e aprofundando uma leitura para além do que a visão pode apresentar. Dessa forma, pode-se inferir que sua paisagem é heterogênea em cores e sensações; dinâmica por ser composta de formas naturais e artificiais, imbricadas de inúmeras temporalidades e funções, resultante de inúmeros eventos e modificações por meio da técnica estando em constante modificação.
Downloads
Referências
FRANCO, Tarsso. Serrinha: A colonização portuguesa numa cidade do sertão da Bahia (A história do município de Serrinha). 2 ed. Salvador: EGBA / Assembléia Legislativa do Estado. 2008.
FURTADO, Emanuel António Rodrigues. O papel do espaço público na estruturação do tecido urbano: o caso de Tira Chapéu – Cidade da Praia. Monografia (Bacharelado em Arquitetura). Campus Universitário Cidade da Praia, Universidade Jean Piaget de Cabo Verde. 2008. Disponível em: <http://bdigital.cv.unipiaget.org:8080/jspui/handle/10964/133> Acesso em: 18 ago. 2016.
MACHADO, Robinson. Cobrir para ver. Revista discutindo geografia. São Paulo: Igor Ribeiro, 2008. 4 ed. N.º20.
MATOS, Eloina; QUEIROZ, Luciano Paganucci de. Árvores para cidades. Salvador: Ministério Público do Estado da Bahia: Solisluna, 2009. 338 p.
NOGUEIRA, Rubem. O Homem e o Muro (Memórias políticas e outras). São Paulo: Gumercindo Rocha Dorea (edições GRD). 1997. 415 p.
NUNES, Fernando de Souza. O espaço público na dinâmica da paisagem da Praça Morena Bela da cidade de Serrinha-BA. 86 p. Monografia (Licenciatura em Geografia) – Departamento de Educação Campus XI – Serrinha, Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Serrinha: 2010.
PINHEIRO, Denyse Maria Nascimento. A praça é do povo como o céu é do condor: violações ao direito à saúde na Praça Morena Bela Serrinha-BA. P. 58. Monografia (Especialização em Direito Sanitário) – Departamento de Saúde, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Feira de Santana: 1999.
SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. 6 ed. São Paulo: EDUSP, 2008.
SCHIER, Raul Alfredo. Trajetórias do conceito de paisagem na Geografia.
Raega, Curitiba, V. 7, 2003, p. 79-85. Disponível em:
Http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/raega/article/viewfile/3353/2689 Acesso em: 21 mai. 2018
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Geopauta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY, que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
A Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
A Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.