CRIANÇAS, DOCÊNCIAS, LEITURA E ESCRITA: notas sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

  • Mariane Éllen da Silva
  • Myrtes Dias da Cunha

Resumo

O presente texto socializa algumas reflexões sobre o PNAIC e tem por objetivo compreender como esse Programa representa as crianças e seus aprendizados sobre a leitura e a escrita no 1º ano do Ensino Fundamental. Este escrito faz parte de uma pesquisa documental e por meio de análise da configuração textual de Cadernos deste Programa, utilizados na formação continuada de professores alfabetizadores, evidenciou uma fragmentação das linguagens oral e escrita e uma quase ausência de outras linguagens que compõem o cotidiano das crianças.

Publicado
2019-09-03
Como Citar
ÉLLEN DA SILVA, Mariane; DIAS DA CUNHA, Myrtes. CRIANÇAS, DOCÊNCIAS, LEITURA E ESCRITA: notas sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Aprender - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S.l.], n. 21, set. 2019. ISSN 2359-246X. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/5565>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Edição
Seção
Artigos