Autorité, pouvoir et obéissances dans un foyer pour adolescents

  • Sophie Darne Université Rennes 2

Resumo

Autoridade, poder e obediência se interpenetram na educação de adolescentes institucionalizados em um lar para jovens difíceis. De acordo com os momentos da instituição e o posicionamento dos vários protagonistas, as articulações desses vários elementos são postas de forma diferente e produzem certos efeitos. A passagem ao ato de um educador sobre um adolescente ocorre em um contexto de subjugação a um poder de dominação que não dá espaço à ação educacional não autoritária. O processo de desvinculação externa em andamento na instituição poderia ser reproduzido e internalizado pelo educador? O que a passagem ao ato pode testemunhar? 

Publicado
2019-12-31
Como Citar
DARNE, Sophie. Autorité, pouvoir et obéissances dans un foyer pour adolescents. Aprender - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S.l.], n. 22, p. 62-71, dez. 2019. ISSN 2359-246X. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/6071>. Acesso em: 06 abr. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/aprender.v0i22.6071.