Caderno de Ciências Sociais Aplicadas – um pouco da sua história...

Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) é uma publicação do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). 

A primeira versão do periódico foi publicada em junho de 1997, sob a coordenação editorial do professor Jovino Moreira da Silva e a participação dos docentes Darci Rodrigues Alves, Heleusa Figueira Câmara, Maria Auxiliadôra Nunes Cordeiro, Lázara Abadia de Oliveira Figueira e Paulo Fernando de Oliveira Pires.

Na sua terceira edição, em agosto de 2005, o periódico foi publicado com o Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (International Standard Serial Number – ISSN) 1808-3102. Em 2014, passa a ser editada também na versão on-line, e-ISSN 2358-1212. Em 2016, extingue-se a versão impressa.

Desde a sua criação, o periódico torna-se cada vez mais atual, adequando as chamadas de trabalho aos dias de hoje, de forma a introduzir em cada edição a devida modernização dos temas e debates.

Foco e Escopo

Os Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) têm os seguintes objetivos:

a) Divulgar artigos cientí­ficos originais e inéditos, de pesquisadores nacionais e estrangeiros,  resultantes de atividades de pesquisa nas Ciências Sociais Aplicadas, especificamente nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito;

b) Promover um diálogo entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais atuantes na área;

c)  Fomentar o intercâmbio de informações e experiências, no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas, com outras instituições nacionais ou estrangeiras congêneres;

e) Contribuir para a produção e a divulgação do conhecimento para toda a sociedade.

Os artigos recebidos são avaliados pelo método Double blind review, por especialistas da área com elevada titulação acadêmica.

Os CCSA são editados em dois números regulares anuais, publicados a cada semestre no endereço http://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa, e possibilitam livre acesso a todo o conteúdo das edições.

Políticas de Seção

ARTIGOS

  • Submissões abertas
  • Indexado
  • Avaliado por Pares


Processo de Avaliação por Pares

Importante:

Esta revista adota o processo de avaliação cega por pares (double blind review). Portanto, para assegurar a integridade da avaliação cega por pares, para submissões feitas aos Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, os autores devem tomar algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

2. Em PDFs (quando for o caso), os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat. 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... 

Política de Submissão Livre

Esta revista não cobra dos autores:

- taxas de submissão de artigos;

- taxas de processamento de artigos (article processing charges);

- taxas sobre número de páginas;

- taxas sobre páginas coloridas, nem faz qualquer outro tipo de cobrança monetária para o término do processo de publicação. 

Licença

Licença Creative CommonsEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.