O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF (documento original), em formato PDF (documento suplementar) e não ultrapassem 2 MB com ou sem imagem.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5, ente linhas; fonte de 12; itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL). As figuras e tabelas estão inseridas no texto, e não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista Estudos da Língua(gem), caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares

Diretrizes para Autores

I - DIRETRIZES GERAIS para submissão pelo site http://www.estudosdalinguagem.org/index.php/estudosdalinguagem/index
 
A revista está em processo de migração para esse novo portal. Até a conclusão da regularização, por isso o processo de submissão de trabalhos no ano de 2019 continuará sendo realizado pelo portal de origem do periódico: http://www.estudosdalinguagem.org/index.php/estudosdalinguagem. Os artigos aceitos sãopublicados nos dois portais da revista.

Desde janeiro de 2019, Estudos da Língua(gem) só aceita a submissão de trabalhos individuais por pesquisadores doutores e/ou por estudantes de doutorado. Trabalhos em coautoria (máximo, preferencialmente, de 4 autores) são aceitos, desde que doutor(es) que lidera(m)/coordena(m) a pesquisa que resultou os trabalhos figurem como primeiro autor. Mestres ou mestrandos só poderão figurar como coautores de trabalho(s) submetido(s) por pesquisador(es) doutor(es).
 
Os autores devem realizar o cadastro (Login/Senha) no site http://www.estudosdalinguagem.org/index.php/estudosdalinguagem; na seção Submissões Online, preencher corretamente o perfil e escolher a opção “AUTOR”, observando os campos obrigatórios de preenchimento (os que estão acompanhados de asterisco). Salvar as informações registradas.
 
Em seguida, passar para “SUBMISSÕES ATIVAS” e iniciar o processo de submissão por meio do link “CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO”, no qual irá realizar os cinco passos básicos:
 
1- Início: 1) escolha a SEÇÃO apropriada para a submissão (artigo, resenha, ensaio); 2) escolha o IDIOMA DA SUBMISSÃO a partir do menu dropdown; 3) confirmar se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista Estudos da Língua(gem), marcando as caixas de seleção das CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO; 4) Marcar a caixa de seleção da DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL.
 
2- Metadados: indicar os dados principais o obrigatórios: 1) nome e sobrenome; 2) e-mail; 3) ORCID ID (a revista passou a exigir a partir de janeiro de 2019 o identificador ORCID ID que é obtido no site https://orcid.org/); 4) instituição universitária a que o autor é vinculado; 5) país; 6) resumo da biografia CV do autor; 7) título e resumo do trabalho; 8) agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado, quando for o caso de bolsa e/ou financiamento financeiro. Ressalta-se que, desde janeiro de 2019, se os metadados do(s) autor(es) não forem informados durante a submissão, inclusive o identificador ORCID, os trabalhos não serão publicados/indexados a partir da primeira edição de 2019.
 
3- Transferência de documento original: realizar a transferência do arquivo em formato word com identificação do(s) autor(es) para o sistema.
 
4- Transferência de documentos suplementares: i) transferir arquivo em formato PDF sem informações do(s) autor(es); ii) transferir arquivo(s) em formato PDF de declaração(ões) de autores, quando for o caso, em conformidade com o item 7 do tópico II a adiante; iii) transferir arquivo(s) de declarações de uso de imagens, quando for o caso.
 
5- Confirmação: Concluir a submissão.
 
Os artigos submetidos são designados a avaliadores definidos pela Comissão Científica ou editores da revista. A política de seleção dos artigos é definida pelos Editores e pelo Conselho Editorial da revista. O(s) autor(es) devem garantir que o trabalho não será considerado pla?gio, incluindo seus pro?prios artigos ja? publicados; e, caso contenha trechos de outros trabalhos, devem ser citados de forma apropriada.
 
II - CONFIGURAÇÕES GERAIS DO ARQUIVO E DO TEXTO
1. Os trabalhos deverão ser submetidos em arquivo formato Word (ou rtf), com dados de identificação do(s) autor(es), como documento original, e em arquivo formato PDF, sem identificação do(s) autor(es), como documento suplementar.
 
2. O texto deverá ser formatado em folha tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), com margem superior de 3,0 e inferior de 2,5 cm e com margens direita e esquerda de 3,0 cm. A fonte deverá ser Times New Roman, tamanho 12.
 
3. O trabalho deverá ser digitado com espaçamento 1,5 entre linhas e parágrafos; espaço duplo entre partes e entre textos e exemplos, citações, tabelas, ilustrações, etc.
 
4. O trabalho, na forma de artigo, deverá ter uma extensão mínima de 10 e máxima de 25 páginas (incluindo figuras, tabelas e bibliografia); na forma de ensaio, mínima de 6 e máxima de 15 páginas; na forma de resenha, mínima de 3 e máxima de 10 páginas.
 
5. O início dos parágrafos deverão ser indicados com adentramento de 1, 25 cm.
 
6. Tabelas, ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) devem estar bem definidos no espaço a eles destinados pelo(s) autor (es). Imagens só serão publicadas se o texto tiver acompanhado de autorizações de uso, quando for o caso.
 
7. A autoria atribui crédito e implica responsabilidade pelo conteúdo publicado. Todos os autores devem assinar declaração (uma para cada autor ou uma com assinatura de todos os autores) do artigo, indicando que: a) tiveram acesso ao corpus de pesquisa que resultou o trabalho; b) participaram da discussão dos resultados; e, c) procederam à revisão (incluindo revisão de linguagem e das traduções do título e do resumo); d) aprovam a versão final do trabalho submetido à publicação.
 
8. O periódico Estudos da Língua(gem) não assume trabalhos de tradução nem de revisão de linguagem.
 
III - DIAGRAMAÇÃO DO TEXTO
1. O título deve ser centralizado, em maiúsculas apenas para primeira letra ou nomes próprios, em negrito, seguido dos títulos traduzidos em inglês, francês e espanhol), no alto da primeira página.
 
2. O(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso, deve(m) aparecer à esquerda duas linhas abaixo do título; e, abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), o nome por extenso da Instituição, seguido de sigla e de nome do país entre parênteses (espaço simples.
 
3. O RESUMO que precede o texto deverá ser escrito em espaço simples, no idioma do texto com no mínimo 100 e no máximo 150 palavras, seguido de até 5 PALAVRAS-CHAVE, seguido das versões em inglês (ABSTRACT/KEYWORDS) e em Espanhol (RESUMEN/PALABRAS-CLAVE). Não indicar referências no resumo. O resumo deve conter, de forma sucinta, obrigatoriamente, objetivo(s), metodologia, resultados.
 
4. As PALAVRAS-CHAVE, KEYWORDS,  PALABRAS-CLAVE devem ser inseridas na linha de baixo, espaçamento simples, do RESUMO, ABSTRACT e RESUMEN, máximo de cinco (5). Só a primeira letra de cada palavra/expressão estará em maiúscula; uso de ponto para separação entre as palavras.
 
5. Três linhas abaixo do RESUMO e traduções (ABSTRACT e RESUMEN), inicia-se o texto, com espaçamento 1,5 entre linhas e parágrafos; espaço duplo entre partes e entre textos e exemplos, citações, tabelas, ilustrações, etc.
 
6. Os títulos e subtítulos correspondentes a cada parte do trabalho deverão figurar à esquerda, em negrito com numeração (sem ponto) e sem adentramento. Letras maiúscula somente na palavra inicial ou em nomes próprios.
 
7. Duas linhas abaixo do texto, à esquerda, em negrito e sem adentramento, deverão figurar as REFERÊNCIAS que indicam os trabalhos citados no texto (obs: O(s) autores deve(m) ter o cuidado de conferir: i) se todos os trabalhos citados figuram nas referências; ii) e se todos os trabalhos que figuram nas referências estão citados no corpo do trabalho).
 
8. Após as REFERÊNCIAS, acrescentar, na versão word, o item SOBRE O(s) AUTOR(ES) e inserir resumo(s) com no máximo 100 palavras, contendo informações sobre a vida acadêmica do(s) autor(es) e endereço eletrônico. No resumo deverá constar o nome completo do autor, titulação máxima, nome da instituição onde obteve o título, indicação do Programa de Pós-Graduação a que está vinculado, área de atuação, etc. e endereço eletrônico (fonte 10, Times New Roman, justificado).
 
9. Após o resumo com informações sobre a vida acadêmica de cada autor, indicar obrigatoriamente, o Identificador ORCID (link completo). E, quando houver, indicar, também, agências de fomento ou fontes de financiamento de pesquisa relacionados ao trabalho a ser publicado, bem como o número do processo.
 
IV - CITAÇÃO NO TEXTO
1. O nome do autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome (em caixa alta), separado por vírgula da data de publicação (CHOMSKY, 1981).
 
2. Quando for necessário especificar página(s), estas deverão seguir a data, separadas por vírgula e precedidas de p. (CHOMSKY, 1981, p. 34).
 
3. Se o(s) sobrenome(s) do)s) autor(es) estiver(em) citado(s) no texto, indicar apenas a data entre parênteses, exemplo: Jakobson (1968) assinala... ; Santos e Moraes (2004) afirmam que...
 
4. As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento (PÊCHEUX, 1983a; 1983b).
 
5. Para citação de até três autores, todos poderão ser indicados, separados por ponto e vírgula (MOREIRA, A. J.; FERREIRA, P. R.; SILVA, M. F., 1999).
 
6. Para citação de mais de três autores, indicar o primeiro seguido de et al. (BRITO et al., 2001).
 
7. Não utilizar, nas citações, expressões como Idem, Ibidem, Op. Cit..
 
8. As citações diretas com até de três linhas devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples sa?o utilizadas para indicar uma citação no interior da citação. 8. As citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, fonte 11, sem aspas e com espaçamento simples entre linhas. No final, entre parênteses, inserir: (SOBRENOME do autor, ano da publicação, número de página). O ponto deve vir no final, depois do parêntese.
 
9. Para indicação de supressão de trechos, utilizar reticências entre colchetes.
 
10. Todas as citações de textos em língua estrangeira devem ser traduzidas para o português. A citação original deve aparecer em nota de rodapé. Usar de preferência as traduções já existentes. Caso não seja possível, justificar a utilização de outra tradução em nota de rodapé.
 
V - NOTAS
: As notas devem ser mínimas e colocadas no pé da página. As remissões devem ser feitas por números. Fonte 10.
 
VI - REFERÊNCIAS
: A palavra REFERÊNCIAS deve aparecer em maiúsculas, sem adentramento, com espaçamento 1,5 depois da última linha do artigo. Abaixo dela, as referências devem ser citadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor (em caixa alta) e seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sem numeração, com espaçamento simples. Caso haja mais de uma obra do mesmo autor, citar respeitando a ordem cronológica de publicação; caso haja mais de uma obra do mesmo autor publicada no mesmo ano, diferenciá-las por meio de a, b e c. Quando houver mais de 3 autores, inserir apenas o nome do primeiro, seguido de et al.
 
1. Livros: 
 SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor de forma abreviada (apenas as primeiras letras). Título do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem negrito). Tradução por Nome do Tradutor. Edição (quando for o caso). Local: Editora, ano de publicação. Exemplos:
 
AUROUX, S. A. Revolução tecnológica da gramatização. Tradução por Eni Pulcinelli Orlandi. Campinas: Pontes, 1992.
 
MOLLICA, M. C.; BRAGA, M. L. (Org.). Introdução à Sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2004.
 
BRUNELLI, A. F.; MUSSALIM, F.; FONSECA-SILVA, M. C. (Org.). Língua, texto, sujeito e (inter) discurso. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
 
CARVALHO, F. J. C. et al. Economia monetária e financeira: teoria e política. Rio de Janeiro: Elsevier: Campus, 2007.
 
2. Capítulos de livros ou ensaios em coletâneas
: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor de forma abreviada. Título do capítulo sem destaque. In: seguida das referências do livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor de forma abreviada (apenas as primeiras letras). Título do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem negrito). Tradução por Nome do Tradutor. Edição (quando for o caso). Local: Editora, ano de publicação. Número de página inicial e final do capítulo. Quando o nome do autor do capítulo for o mesmo do organizador da obra, após In: inserir traço com 5 toques. Exemplos:
 
BENVENISTE, E. Saussure após meio século. In: ______. Problemas de Linguística Geral. Tradução de Maria da Glória Novak e Maria Luiza Néri. Campinas: Edunicamp, 1988. p. 34-49. Edição original: 1966.
 
FONSECA-SILVA, M. Mídia e Lugares de Memória Discursiva. In: FONSECA-SILVA, M. da C.; POSSENTI, S. (Org.). Mídia e Rede de Memória. Vitória da Conquista: Edições Uesb, 2007, p. 11-37.
 
3. Artigos
: 3.1 Artigos em periódicos impressos
SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo (sem destaque). Nome do periódico (em negrito), cidade, volume e número do periódico, página inicial e final do artigo, ano de publicação. Exemplo:
 
AUTHIER-REVUZ, J. Les formes du discours rapporté; remarques syntaxiques et sémantiques à partir des traitements proposés. DRLAV, Paris, n. 17, p. 1-81, 1978.
 
3.2 Artigos em periódicos eletrônicos
: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo (sem destaque). Nome do periódico (em negrito), cidade, volume e número do periódico, página inicial e final do artigo, ano de publicação. Acrescentar, no final da refere?ncia, Disponi?vel em: enderec?o eletro?nico, e a data de acesso ao documento, precedida da expressa?o: Acesso em: Exemplo:
 
MAINGUENEAU, Dominique. Stéréotyper le Féminin: entre le Doxique et l’Esthétique (Estereotipar o Feminino: entre o Dóxico e o Estético). Estudos da Língua(gem), v. 5, n. 1, p. 35-61, jun. 2007. ISSN 1982-0534. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1047>. Acesso em: 05 maio 2009.
 
3.3 Artigos de jornal
: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor de forma abreviada. Título do artigo. Título do jornal, Número ou título do caderno, seção ou suplemento, Local, páginas inicial-final, dia, mês, ano.
 
SOUZA, Cláudio de. Arte brasileira em longo retrospecto: exposição do UNIBANCO revela produção de 70 anos. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, Caderno B, p. 7, 4 set., 1994.
 
4. Dissertações e teses
: SOBRENOME DO AUTOR, nome do autor. Título (negrito): subtítulo (sem negrito). Ano, número de folhas. Dissertação ou Tese (mestrado ou doutorado e área) Nome da Faculdade ou Programa, Nome da Universidade, cidade e ano de defesa.
 
PRADO, L. C. Sintaxe dos determinantes na língua brasileira de sinais e aspectos de sua aquisição. 2014. 162 fl. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Po?s-Graduac?a?o em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2014.
 
RODRIGUEZ, C. Língua, nação e nacionalismo. Um estudo sobre o Guarani no Paraguai. 2000. 254 fl. Tese (Doutorado em Linguística) - Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
 
5. Trabalho publicado em anais eletrônicos de evento
: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor de forma abreviada. Título do trabalho sem aspas e sem negrito. In: seguido do NOME DO EVENTO em negrito, número do evento, ano. Cidade de realização. Nome ANAIS seguido de reticências. Local de publicação: Editora, ano. Páginas inicial e final do trabalho. Acrescentar, no final da referência, Disponível em: endereço eletrônico, e a data de acesso ao documento, precedida da expressão: Acesso em:
 
SILVA, F. G.; OLIVEIRA, J.; NAMIUTI, C. A ordem linear dos constituintes verbo- sujeito em orações raízes em textos do corpus Tycho Brahe. In: SEMINAÁRIO DE PESQUISA E ESTUDOS LINGUÍSTICOS, 9, 2017. Vitória da Conquista. Anais... Vitória da Conquista: Programa de Pós-Graduação em Linguística, Uesb, 2017. p. 69-74. Disponível em: http://periodicos.uesb.br/index.php/periodicos-uesb-br-spel/article/viewFile/7613/7410. Acesso em 14 de abril de 2018.
 
VII - ANEXOS E/OU APÊNDICES
: Serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.
 
VIII - FIGURAS
: Desenhos, gráficos, mapas, esquemas, fórmulas, modelos; fotografias; radiografias e cromos. As figuras e legendas devem ser legíveis após sua redução. Legenda das ilustrações nos locais em que aparecerão as figuras, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e iniciadas pelo termo FIGURA e título acima da figura, e, quando for o caso, indicação da fonte abaixo da figura).
 
OBSERVAÇÃO: 1) Não serão aceitos trabalhos enviados fora do sistema da revista. 2) A revista passou a adotar o serviço de identificação de similaridade de textos, buscando valorizar a integridade acadêmica e prevenção de plágio.