Foco e Escopo

Floema, Caderno de Teoria e História Literária, é uma publicação da Área de Teoria e Literatura do Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Floema propõe-se a publicar estudos que tomem o discurso ficcional como objeto de análise e, simultaneamente, de reflexão sobre o estatuto desse mesmo discurso na contemporaneidade e ao longo da história.

Seu enfoque voltado para a teoria e a história literária privilegia a confluência destes dois campos de estudo assim inter-relacionados: a teoria da literatura fundamenta os pressupostos que permitem pensar e repensar criticamente os dados da historiografia literária, assim como a reflexão historiográfica dimensiona a literatura e o pensamento a seu respeito, circunscrevendo-a ao seu tempo de produção e de recepção.

Quanto à história literária, os estudos podem tomar como objeto as relações historicamente cambiantes entre obra e público, o que também pode remeter o crítico à história da leitura e do livro.

A revista tem periodicidade semestral e compõe-se das seguintes seções:

I - Entrevista, II  Artigos, III  Ensaio, IV  Ficção, V  Resenha.  Seu recorte é temático, buscando-se a cada número contemplar questões específicas da Teoria, da Crítica e da História Literária, reunindo um conjunto de textos que esclareçam a complexidade das questões em debate.

O objetivo da revista é, portanto, o de congregar colaborações, constituindo-se como espaço de intercâmbio, discussão e debate.