NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO: (RE)CONHECENDO ALUNOS COM SUAS HISTÓRIAS DE VIDA

Autores

  • Giêdra Ferreira Cruz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

Este artigo apresenta o uso de narrativas de aprendizagem como importante recurso didático. Muitos pesquisadores (PAIVA, 2005; DEACON et al., 2006; MOTA, 2012; LIMA, 2012; CRUZ, 2015) têm enfatizado a importância de ouvir a voz do aluno como forma de melhor compreender o complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas. Dessa forma, o uso de narrativas como material didático pode ajudar o aluno e o professor. O aluno, no sentido de ao escrever se tornar mais crítico-reflexivo sobre a sua própria aprendizagem; e o professor, a (re)conhecer e, consequentemente, aproximar-se dos seus alunos. Com essa aproximação, o planejamento das aulas pode ser direcionado para as reais necessidades desses alunos, proporcionada pela interação entre esses atores sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giêdra Ferreira Cruz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Downloads

Publicado

2018-03-08

Como Citar

Cruz, G. F. (2018). NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO: (RE)CONHECENDO ALUNOS COM SUAS HISTÓRIAS DE VIDA. fólio - Revista De Letras, 7(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2906