NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO: (RE)CONHECENDO ALUNOS COM SUAS HISTÓRIAS DE VIDA

  • Giêdra Ferreira Cruz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

Este artigo apresenta o uso de narrativas de aprendizagem como importante recurso didático. Muitos pesquisadores (PAIVA, 2005; DEACON et al., 2006; MOTA, 2012; LIMA, 2012; CRUZ, 2015) têm enfatizado a importância de ouvir a voz do aluno como forma de melhor compreender o complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas. Dessa forma, o uso de narrativas como material didático pode ajudar o aluno e o professor. O aluno, no sentido de ao escrever se tornar mais crítico-reflexivo sobre a sua própria aprendizagem; e o professor, a (re)conhecer e, consequentemente, aproximar-se dos seus alunos. Com essa aproximação, o planejamento das aulas pode ser direcionado para as reais necessidades desses alunos, proporcionada pela interação entre esses atores sociais.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Publicado
2018-03-08
Como Citar
CRUZ, Giêdra Ferreira. NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO: (RE)CONHECENDO ALUNOS COM SUAS HISTÓRIAS DE VIDA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 7, n. 2, mar. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2906>. Acesso em: 16 out. 2019.