A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v3i4.5809Palavras-chave:
Ensino de geografia. Letramento. Território.Resumo
Este artigo, que tem como objetivo promover um diálogo crítico-reflexivo entre letramento, território e ensino formal de geografia, problematiza a concepção contra-hegemônica de letramento vinculada ao conceito geográfico da categoria território. Como percurso metodológico, o artigo adota uma abordagem qualitativa, valendo-se dos procedimentos revisão bibliográfica e pesquisa documental, bem como, da técnica análise de conteúdo. Dentre as análises realizadas, a concepção da sala de aula como um território situado e conectado com os diversos contextos de variação social, revela-se como imprescindível para a promoção do dialético processo de socioconstrução do saber. Todavia, o estabelecimento de um processo de ensino e de aprendizagem efetivamente dialógico esbarra com a tendência de padronização das práticas pedagógicas, especialmente, aquelas relacionadas à ciência geográfica.
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