Alfabetização como empoderamento da cidadania em idosas com doença crônica

Resumo

O artigo verificou se após um programa de alfabetização, pessoas adulto-idosas com doenças crônicas apresentaram capacidade cognitiva à autonomia e autoconfiança aos cuidados de saúde. De método qualitativo na transversalidade com a pesquisa-ação, realizado no interior da Bahia com um grupo de mulheres, idade entre 53 a 73 anos, de um núcleo interdisciplinar de cuidados à saúde, todas com déficit de autocuidado potencializado pelo analfabetismo. Os resultados demonstraram que no ciclo vital tardio, mães/avós encontraram na alfabetização o empoderamento da cidadania a da autogestão dos cuidados de si próprios. A prática educacional então, se tornou uma estratégia-chave à potencialização do letramento ao cuidado humano das pessoas relacionado à promoção de sua saúde.


Palavras-chave: Alfabetização, Empoderamento, Pessoa Idosa, Cuidado de si.

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Publicado
2020-06-30
Como Citar
DA SILVA, Luzia Wilma Santana et al. Alfabetização como empoderamento da cidadania em idosas com doença crônica. ODEERE, [S.l.], v. 5, n. 9, p. 408-437, jun. 2020. ISSN 2525-4715. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6367>. Acesso em: 08 jul. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6367.