O jogo da capoeira, como ferramenta motivacional para o desenvolvimento da leitura, em uma escola estadual, na cidade de Itabuna – Bahia -Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6533

Palavras-chave:

Capoeira, Fomento à Leitura, Gêneros Textuais, Lúdico.

Resumo

A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural brasileira que mistura jogo, esporte, arte marcial, cultura popular, tradição, dança e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, a capoeira é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de joelhadas e cabeçadas, cotoveladas, acrobacias aéreas ou em solo. Praticantes da capoeira aprendem não apenas a lutar e jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e cantar. Assim, os discentes do 6º ano de uma escola estadual da cidade de Itabuna—BA, os quais apresentavam dificuldades para ler e escrever. Entretanto, nas aulas de capoeira, os alunos se mostravam mais motivados para ler. Então, surgiu o problema que norteou essa pesquisa, a saber: como o jogo de capoeira vem sendo trabalhado, para estimular a melhoria da aprendizagem em leitura dos alunos, do 6ºano, em um colégio estadual, na cidade de Itabuna – BA? Portanto, o objetivo geral desse artigo é analisar de que maneira o mestre usa o jogo da capoeira, como ferramenta motivacional, nas práticas pedagógicas, para a melhoria da aprendizagem da leitura, entre os alunos do 6º ano, do ensino fundamental II. Desse modo, a utilização de estratégias de leitura, partindo da diversidade dos gêneros textuais, de modo lúdico, através da capoeira, no processo de ensino-aprendizagem, é um assunto que é discutido nessa pesquisa, pois esta se justifica pela necessidade de contribuir para uma melhora do processo de ensino e aprendizagem, partindo de pressupostos presentes na BNCC.

Palavras-chave: Capoeira, Fomento à Leitura, Gêneros Textuais, Lúdico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

<section style="text-align: justify; padding: 3px;"><span class="TextRun SCXW129413442 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="none"><span class="NormalTextRun SCXW129413442 BCX0">BARBOSA, D. Gêneros textuais como ferramenta para o ensino de Língua Portuguesa. Fundação Carmelitana Mário Palmério / Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Fucamp/ Facihus, 2015.

BICKEL, E.A; MARQUES, M.G.; SANTOS, G.A. Esporte e sociedade: a construção de valores na prática esportiva em projetos sociais. EFDeportes, Revista Digital – Buenos Aires, Ano 17, nº 171, 2012.


BRASIL, Base Nacional Comum Curricular). Educação Física, 2018. Disponível em:< http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em 02 de agosto de 2019.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Volume Introdutório, Brasília, MEC, 1998.

CAMPOS, H. (Mestre Xaréu) Capoeira na Escola. Salvador-Bahia, EdUfba-Coleção pré-textos, 2011.

CAMPOY, A. T. J. Metodología de la Investigación Científica. Manual para elaboración de Tesis y trabajos de Investigación. Asunción, Paraguay: Marben, 2016.

D´Andrade, C.V.Á. Capoeira: de luta de negro a exercício de branco. Itabuna Bahia, Editora Litterarum, 2011.

Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 35 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Gil, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª edição. São Paulo, Atlas, 2008.

LEÃO, L. M. Metodologia do estudo e Pesquisa. Petrópolis RJ, Vozes, 2016.

LOPES, F. C. A.; Santana. S. R. Entre a teoria e a prática: os discursos da Educação Física. Pedagogia em Foco, volume 10, n. 3, 2016.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo, Atlas, 2010.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo, Parábola, 2008.: </section>

Downloads

Publicado

2020-09-03

Como Citar

D’Andrade, C. V. Ávila, & Mot’Alverne, C. R. da S. A. (2020). O jogo da capoeira, como ferramenta motivacional para o desenvolvimento da leitura, em uma escola estadual, na cidade de Itabuna – Bahia -Brasil. ODEERE, 5(9), 332-351. https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6533