Foco e Escopo

Normas Gerais para publicação na Revista Práxis Educacional

A Revista Práxis Educacional é um periódico quadrimestral, impresso e eletrônico, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), Mestrado em Educação (Acadêmico), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas, além de resenhas de livros. Seu objetivo central é divulgar pesquisas e estudos vinculados ao campo da educação, desenvolvidos por pesquisadores de diferentes contextos educacionais do Brasil e do exterior.

Processo de Avaliação por Pares

PRIMEIRA ETAPA: Cada artigo recebido pela Revista Práxis Educacional é, primeiramente analisado por seu editor. Nessa primeira análise, é feita uma verificação de:

a) Normas técnicas gerais da revista;

b) Quantidade de autores e sua titulação (pelo menos um autor deve ter título de doutor);

c) Quantidade de páginas;

d) Resumo, palavras chave (em português, inglês e espanhol);

e) Correção das referências, rigorosamente de acordo com as normas;

f) Dados sobre cada autor (nome completo, titulação, instituição de atuação profissional, grupo/núcelo de pesquisa a que se vincula, e-mail);

g) Observância atenta e rigorosa das normas da ABNT.

Se o texto atende a essa primeria avaliação, o autor recebe a informação de que o artigo foi encaminhado para os pareceristas para avalição de seu conteúdo.

SEGUNDA ETAPA: O texto é enviado a dois pareceristas os quais desenvolvem a "avaliação cega" do artigo, asseguranto anonimado tanto dos autores, como dos avaliadores.

Periodicidade

A revista, a partir de 2015, tem periodicidade quadrimestral. Cada revista será publicada assim que estiverem prontos o sumário, a revisão e a formatação final de todos os arquivos.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Autorização para publicação de trabalhos

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.